Cemig tem que buscar outras fontes de geração

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, disse que a Cemig terá de buscar outras fontes de geração de energia para recompor suas operações, após o leilão das quatro hidrelétricas que a empresa controlava. “Esse assunto foi vencido com o leilão. Vamos cuidar de recompor a capacidade de geração da Cemig com outras fontes. Ela tem investimentos, subsidiárias que se dedicam a energias renováveis”, comentou Pimentel nessa terça-feira (3), após participar de uma audiência pública sobre mineração no Senado.

O governador disse que a Cemig tem sido procurada pelas empresas vencedoras dos leilões para estudar eventuais parcerias, mas não detalhou que tipo de parceria seria essa. “Podemos fazer associação até mesmo com as empresas que ganharam os leilões, estamos sendo procurados”, afirmou.

Essa negociação pode envolver uma troca com os chineses que arremataram a maior das usinas da Cemig, a de São Simão. Conforme O TEMPO antecipou com exclusividade no último dia 30, a proposta da Cemig seria oferecer a eles os 22,4% que a estatal tem na usina de Santo Antônio, em Rondônia, e também parte da Light, distribuidora do Rio de Janeiro. Em troca, a companhia mineira ficaria com pelo menos uma fatia de São Simão.

Há alguns meses, o diretor de finanças e relações com investidores da Cemig, Adézio de Almeida Lima, chegou a confirmar que a negociação para a venda da participação da empresa em Santo Antônio estava avançada. Quem aparecia como o mais provável comprador era exatamente o grupo chinês State Power Investment Overseas (Spic), que arrematou São Simão por R$ 7,1 bilhões.

Fonte: jornal O Tempo