Cemig retira caixas eletrônicos instalados na Sede



Cemig retira caixas eletrônicos instalados na Sede

No final de 2019 a Cemig começou a retirada dos caixas eletrônicos do Banco Itaú em vários andares do Edifício Júlio Soares (Sede). Esses terminais garantiam praticidade, comodidade e segurança para os(as) eletricitários(as). 

A justificativa apresentada pela empresa para a retirada dos equipamentos foi publicada no Cemig Online de 14/12/2019. A Cemig alegou que a medida visava “dar segurança aos empregados, devido aos crescentes ataques a caixas eletrônicos”.

Essa decisão impactou e prejudicou os trabalhadores do Edifício Sede e a alegação apresentada, na verdade, gerou dúvidas
e questionamentos entre os trabalhadores sobre o real motivo da retirada.

Em tantos anos de funcionamento dos terminais, jamais foi registrada qualquer ocorrência ou danos aos equipamentos. Além disso, a Cemig tem sido cada vez mais rigorosa nas autorizações de acesso ao prédio. Inclusive, os  eletricitários(as) aposentados(as) e diretores(as) liberados do Sindieletro têm imensas dificuldades de entrar, o que causa constantes constrangimentos.

A justificativa da Cemig definitivamente não convence, os terminais estavam instalados em locais seguros, totalmente monitorados e com acesso restrito quase que somente aos eletricitários. Pelo contrário, com a medida, a empresa irá  expor os trabalhadores ao risco de serem assaltados e terem seus cartões clonados, uma vez que terão que utilizar caixas eletrônicos de uso geral nas agências bancárias e em outros locais de grande movimento. fora  do local de trabalho. 

Diante disso, fica a pergunta: por que retirar os caixas eletrônicos se esses davam segurança, facilitavam a utilização e agilizavam o atendimento?

O certo é que a medida prejudicará todos os(as) trabalhadores(as) e,mais uma vez, explicita a falta de uma política de pessoal
que realmente esteja preocupada com a segurança dos(as) eletricitários(as).

 

 

 

item-0
item-1
item-2
item-3