Cemig patrocina Fórmula 3 enquanto promove demissões

O apoio é feito por meio de renúncia fiscal, mas acreditamos que os recursos deveriam ser utilizados prioritariamente na área social, em benefício da sociedade

Enquanto promove demissões em massa, de pessoal próprio e terceirizado, e reduz custos que atingem diretamente a qualidade dos serviços e a segurança e saúde dos eletricitários, a Cemig patrocina equipe de pilotos brasileiros na Fórmula 3 Europeia, um esporte elitista.

Segundo matéria de O Globo, os pilotos Pedro Piquet e Sérgio Sette Câmara ganharam 100% de patrocínio nacional. Entre as empresas apoiadoras, estão a Petrobras e a Cemig. Inclusive, a logomarca da Cemig está nos carros e nos uniformes dos pilotos.

Na da quinta-feira (14) um e-mail com a matéria sobre o patrocínio circulou internamente na Cemig. Vários trabalhadores questionaram que é contraditório patrocinar pilotos de Fórmula 3 enquanto os gestores da “casa” adotam um discurso de crise, com demissões e imposição de cortes sem critérios justos e com perdas para a categoria. Ao mesmo tempo, especula-se na imprensa a privatização da Gasmig e Cemig Telecom para pagar a dívida de bilhões.

Entramos em contato com a Gerência de Relações de Trabalho (RH/RT) cobrando uma explicação. Perguntamos: quanto a empresa está gastando com o patrocínio? Por que decidiu patrocinar? Quando foi assinado o contrato? O gerente, Bruno Santana, confirmou o apoio e respondeu parcialmente nossos questionamentos.

Segundo o gerente, Bruno Santana, a Cemig patrocina por meio de renúncia fiscal, investindo parte do que pagaria de Imposto de Renda. Ele, contudo, não revelou quanto a empresa vai gastar com o patrocínio da Formula 3, mas disse que em 2015 o apoio a 200 projetos nas áreas de esporte, cultura, social e saúde custou R$ 16 milhões.

O Sindieletro questiona, também: será que a Cemig não deveria priorizar patrocínios na área social, para contribuir com o desenvolvimento do Estado, ao invés de apostar em um esporte tão elitista? O lucro da Cemig é garantido pelo povo, dinheiro público deve ser gasto em prol da sociedade.