Cemig não cumpre contrato e empreiteira atrasará salários

Uma situação inacreditável, inusitada, absurda e até surreal. A que ponto se chegou na Cemig! Um administrador da empreiteira Equipe, responsável por serviços gerais em unidades da estatal na Grande BH, procurou o Sindieletro para fazer o anúncio: "vamos atrasar os salários e benefícios de outubro e há risco de fecharmos as portas, demitir todos trabalhadores, estamos sem dinheiro até para pagar o acerto das rescisões".

Por que? Segundo o administrador, a Cemig se recusa a cumprir o contrato firmado com a empreiteira, que prevê a atualização dos valores relativos aos reajustes concedidos aos trabalhadores da Equipe na Convenção Coletiva do Trabalho, no início do ano.

O administrador disse também que os trabalhadores da Equipe já receberam reajuste salarial e dos benefícios (vale alimentação e seguro de vida) conforme o acordado na Convenção Coletiva de Trabalho. No contrato com a Cemig está previsto o repasse de 80% dos reajustes para a Equipe. No entanto, a Cemig se recusou a repassar os valores. “Nossos recursos esgotaram-se, depende apenas da Cemig resolver a situação”, afirmou o administrador.

A empreiteira tem 64 trabalhadores a serviços da Cemig. Alguns trabalhadores foram ouvidos pelo Sindieletro e confessaram muito medo de perder o emprego. “Sou pai de família, estamos em crise. Se perder o emprego poderemos até passar fome”, disse um trabalhador. Outro afirmou que já acumula muitas dívidas e nem sabe o que fará sem o emprego. “Tenho filhos pequenos, uma esposa desempregada. O que vai ser de nós? Será que a Cemig não tem preocupação social, não?”, questionou.

Cemig não responde

A Gerência de Relações trabalhistas (RH/RT) foi procurada para dar uma resposta sobre a situação, se a Cemig vai resolver ou continuará na prática de irregularidade, colaborando com mais desemprego. A Gerência não respondeu.

Como sempre, a empresa se mostra indiferente aos trabalhadores, que garantem o bom funcionamento e o lucro da estatal, mas na hora de garantir seus direitos se faz de morta.