Cemig marca reunião para hoje, mas foge da nossa pauta

A Cemig marcou para esta quarta-feira, 05, a partir das 14:30, reunião com os sindicatos que negociam o ACT dos eletricitários. Porém, o assunto colocado pela empresa foi o marco regulatório do setor elétrico, não a nossa pauta de reivindicações. O Comitê de Negociações quer discutir o marco, mas nós entendemos que a Cemig está fugindo da discussão da nossa pauta, desconsiderando que o mais importante para a categoria é negociar as nossas reivindicações e os direitos do último ACT que a própria empresa não cumpriu . O Sindieletro vai cobrar na reunião a discussão de nossos mais imediatos interesses.

Enquanto isso, vamos ampliar as mobilizações. O Sindieletro está permanentemente nas bases para debater a nossa Campanha Salarial e a nossa mobilização.

A 1ª reunião de negociação

Na quinta-feira, 29 de setembro, aconteceu a primeira reunião de negociação com a Cemig para a renovação do nosso ACT 2016/2017. A representação do Sindieletro deu seu recado, firme e forte: defendemos o nosso Acordo Coletivo de Trabalho, nossa pauta de reivindicações, o cumprimento das conquistas que negociamos na Campanha Salarial de 2015 e nenhum direito a menos!

O Sindicato também destacou que, infelizmente, iniciamos um processo de negociação com mais um acidente gravíssimo com eletricista terceirizado, na rede da Cemig, o João Batista de Figueiredo, por choque elétrico, na região Oeste. João teve uma perna amputada.

A representação da Cemig focou as argumentações no cenário macroeconômico e nas dificuldades financeiras da empresa. Ficou óbvio que, agora, as premissas da Cemig são: produtividade, corte de recursos e adequação da gestão ao marco regulatório do setor.

Com esse discurso empresarial, torna-se mais urgente ampliarmos cada vez mais as mobilizações para impedir retrocessos.

O coordenador geral do Sindieletro, Jefferson Silva, avisou que os trabalhadores não aceitam nenhum direito a menos e refutou os argumentos da empresa, destacando que a primarização e o controle sobre a gestão do processo de trabalho são as verdadeiras premissas para a adequação ao marco regulatório, sem corte de direitos.
Propusermos à empresa realizar reuniões semanais, em período integral, para dar celeridade e transparência às negociações. Aguardamos resposta. A previsão é de nova reunião na próxima semana.

Equiparação salarial

A empresa acatou a reivindicação apresentada exclusivamente pelo Sindieletro de promover a equiparação das bases salariais distorcidas dos trabalhadores contratados pelos concursos de 2006 e 2012. Segundo a empresa, será providenciada a equiparação de salários base de aproximadamente 349 eletricitários. A distorção é caracterizada por salários diferenciados entre trabalhadores com a mesma função e responsabilidades (exemplo: técnicos e eletricistas).

SEMEANDO LUTAS COLHEMOS CONQUISTAS!

OUÇA O NOSSO COORDENADOR

O Coordenador Geral do Sindieletro, Jefferson Silva, fez uma balanço sobre como foi a primeira rodada de negociações com a Cemig. Confira abaixo.