A Agência Você, inaugurada nesta sexta-feira (17), em Belo Horizonte, vai mudar a maneira com que o consumidor busca o atendimento de concessionárias de serviços públicos. A agência, concebida e instalada de forma experimental com recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Cemig/Aneel e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é a primeira do país no setor a oferecer formas de interação exclusivas e inovadoras, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A Agência Você fica localizada no Minas Shopping, na Avenida Cristiano Machado, região nordeste da capital.
A inauguração da Agência Você contou com a presença do presidente da Companhia, Bernardo Alvarenga, empregados, parceiros, convidados e imprensa. Eles conheceram, em primeira mão, o resultado da conjunção entre a proposta da Empresa de colocar o cliente em primeiro lugar e a arquitetura minimalista, que, junto aos objetivos acessibilidade universal, compõem uma agência que transmite eficiência ao visitante.
Autonomia
O atendimento pode ser feito inteiramente de forma autônoma pelo consumidor, a começar pelas boas vindas de uma recepcionista virtual, que apresenta os serviços disponíveis. Na Cabine de Atendimento, o cliente acessará o sistema e poderá realizar consultas e solicitar serviços e informações de maneira autônoma. No entanto, se preferir, atendentes estarão prontos para orientar sobre todos os recursos da agência, e o cliente poderá ainda conversar com um representante da Empresa por meio da ferramenta de videoconferência.
O ambiente possui telas interativas com tecnologia touchscreen, som direcional com áudio privativo, sistema de senha e diversos serviços digitais. As tecnologias e os equipamento da agência têm know-how nacional e foram produzidos no Brasil.
Acessibilidade
A Agência Você foi desenvolvida após três anos de pesquisas com investimento de R$ 5 milhões e vai melhorar o atendimento de todo o público. Os grandes beneficiados serão as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Para os clientes cadeirantes, a nova unidade de atendimento disponibiliza uma área exclusiva, com local físico sinalizado. Para as pessoas com deficiência visual, há um mapa em braile logo na entrada, além de piso tátil para guiá-los até o local de atendimento, após a retirada da senha. “A intenção da Cemig é que todos os clientes tenham condição de acessar produtos, serviços e informações”, explicou o presidente da Cemig, Bernardo Alvarenga.