A Cemig foi considerada a companhia de energia elétrica mais sustentável das Américas e ocupa a 19ª posição no ranking de Corporações Mais Sustentáveis do Mundo Global 100 de 2019, elaborado pela revista canadense Corporate Knights.
O anúncio foi feito no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Neste ano, foram analisadas mais de 7 mil empresas em todo o mundo pela publicação internacional.
A Cemig foi uma das quatro empresas brasileiras incluídas entre as mais sustentáveis do mundo no ranking e também obteve uma das três melhores classificações dentre as que fazem parte do seu segmento de negócios em todo o mundo.
Ao todo, foram avaliadas 7.536 empresas de capital aberto em 21 países, por meio de um conjunto de indicadores ambientais, sociais e de governança, em relação aos seus pares do mesmo setor e a partir de informações disponíveis ao público. Também foram feitos contatos diretos com empresas com ações negociadas em bolsas de valores, com receita bruta anual superior a US$ 1 bilhão, e envio de questionários específicos, onde as empresas selecionadas são convidadas a complementar suas informações.
De acordo com o vice-presidente da Cemig, Luiz Humberto Fernandes, esse reconhecimento destaca os esforços e a preocupação da empresa na preservação do meio ambiente, no desenvolvimento da capacidade de inovação e no reconhecimento dos empregados, por meio de políticas ambientais e de segurança do trabalho.
“Cerca de 98% da capacidade de geração da Cemig corresponde a fontes de energia limpa, principalmente a hidráulica. Trabalhamos internamente e junto à sociedade, focados no desenvolvimento de soluções cada vez mais sustentáveis e inovadoras, o que nos permite obter resultados relevantes, como a presença da Cemig em índices como o The Global 100 e o Dow Jones de Sustentabilidade, divulgado pela RobecoSam”, afirmou.
Luiz Humberto Fernandes também ressaltou outras áreas que a Cemig tem priorizado e que foram importantes para integrar o ranking The Global 100.
“A Cemig tem feito uma avaliação rigorosa nos seus processos e indicadores relacionados à produção de energia elétrica, incluindo o controle de emissões de gases causadores do efeito estufa. Além disso, temos um rigoroso controle sobre o nosso sistema de abastecimento de água, descarte de resíduos sólidos e investimos bastante em inovação e em políticas de valorização do empregado”, afirmou.
A lista completa das empresas reconhecidas pela Global 100 está disponível no site da Corporate Knights.
Controle na emissão dos gases de efeito estufa
O Inventário de Gases de Efeito Estufa está disponível no site da Cemig. Esse documento permite ainda a implementação de ações com o objetivo de promover metas de redução dos gases de efeito estufa (GEE) pela empresa.
O inventário dos gases causadores doaquecimento global é realizado pela Cemig para verificar o quanto ela emite de GEE. A elaboração do documento é a primeira medida para que um setor, instituição ou empresa possa contribuir para mitigar as mudanças climáticas, no qual se estabelecem estratégias, planos e metas para redução e gestão das emissões de GEE, no entanto é necessário desenvolver novas iniciativas para minimizar os riscos dos efeitos das mudanças climáticas.
Sobre a Cemig
A Cemig é a maior empresa integrada do setor de energia elétrica do País, com mais de 530 mil quilômetros de linhas de distribuição e uma capacidade instalada de 5,5 GW. Vale destacar que a concessionária foi selecionada, pela 19ª vez consecutiva, para compor a carteira do Índice Dow Jones de Sustentabilidade no período 2018/2019, mantendo-se como a única companhia do setor elétrico da América Latina a fazer parte do índice desde a sua criação, em 1999.
A companhia está presente em 22 Estados e no Distrito Federal e conta com mais de 140 mil acionistas em 38 países e ações negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, Madri e São Paulo.
Fonte: Diário do Jequi