Cemig desenvolve projeto que utiliza câmeras para monitorar vegetação em tempo real

A Cemig está investindo no desenvolvimento de um projeto para inspecionar as áreas de vegetação e combater incêndios no estado. Trata-se do P&D “D0619 – Monitoramento ambiental por visão computacional aplicado a situações reais”, proposto pela companhia dentro do Programa de P&D, da Aneel. O projeto, que vem sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Gaia Soluções em Engenharia, tem previsão de conclusão ainda em 2021.

Segundo a companhia, o monitoramento ambiental por meio de câmeras digitais conectadas à internet pode prevenir falhas no sistema elétrico, evitando que incêndios alcancem a rede e ajudando a proteger áreas de preservação ambiental. Um protótipo de funcionalidade do site já foi desenvolvido e opera em caráter experimental com mais de 100 voluntários já cadastrados. Disponível no endereço apagaofogo.eco.br, a página permite que o usuário assista a vídeos em tempo real e, confirmando focos de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros com apenas um clique.

A concessionária informou que os softwares do projeto foram registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e encontram-se em fase de licenciamento para comercialização. A iniciativa tem o custo total de R$ 2,3 milhões e a Cemig contribuiu com cerca de 81% desse valor.

Fonte: Canal Energia