Cemig condenada: O que faremos com a indenização da ação de práticas antissindicais?



Cemig condenada: O que faremos com a indenização da ação de práticas antissindicais?

Com a nossa vitória na ação que condenou a Cemig por práticas antissindicais durante a Campanha Salarial de 2015, o Sindieletro receberá a indenização definida pela Justiça do Trabalho. A Cemig já depositou em juízo o valor de R$ 75.211,27, a título de indenização por danos morais coletivos.

Agora, fica a pergunta: como o Sindieletro vai usar o recurso da indenização? A Cemig cometeu práticas antissindicais, mas nós respondemos com práticas sindicais. O dinheiro, assim que for liberado para o Sindieletro, será inteiramente usado para garantir nossas lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Afinal, temos muitas lutas pela frente, sobretudo com a postura do governo Zema de impor à empresa uma gestão de retirada de conquistas, desmonte e tentativa de privatização.

A ação foi julgada na 10ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT- 3ª Região) e no TST. A empresa foi condenada nessas três instâncias e não cabe mais recurso. Ou seja, a sentença é definitiva e está sendo cumprida.

O Departamento Jurídico do Sindielero ajuizou o processo com denúncias e documentos comprobatórios de que a Cemig, durante a Campanha Salarial de 2015, promoveu atos ilícitos para enfraquecer a greve dos eletricitários e eletricitárias, forçando a volta ao trabalho com notícias inverídicas e convocação de pessoal de retorno à ativa com percentual acima do definido pela Justiça, entre outras irregularidades.

item-0
item-1
item-2
item-3