Em comemoração aos 50 anos de criação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a Caixa Econômica Federal lançou aplicativo para celular no qual o trabalhador poderá conferir online o extrato de sua conta.
A ferramenta, disponível no site da Caixa (www.caixa.gov.br), além de facilitar a vida do trabalhador, vai permitir que ele obtenha informações sobre os depósitos efetuados ao FGTS. Portanto, que certifique o cumprimento pelo empregador do dever de contribuir para o fundo.
No aplicativo do FGTS, o trabalhador deverá cadastrar uma senha de acesso e, logo em seguida, basta informar o Número de Identificação Social (NIS) e a senha criada, para começar a navegar pelos serviços.
Esse novo aplicativo se soma a outro, o APP Caixa Trabalhador, que fornece informações sobre seguro-desemprego e o pagamento do abono salarial.
Novos aplicativos
Outro aplicativo, também lançado pela Caixa para celulares, fornece informações sobre seguro-desemprego e o pagamento do abono salarial. “O lançamento dos aplicativos faz parte de uma gestão estratégica de transparência do governo", avaliou Rossetto.
Como baixar os aplicativos
Acesse o site da Caixa e clique no link à esquerda "Para Trabalhadores". Aparecerá a opção baixe o aplicativo do FGTS e, portanto, você poderá fazer o download. Os aplicativos estão disponíveis para download gratuito para as plataformas IOS, Android ou Windows e o número pode ser localizado nos extratos do FGTS, Cartão do PIS, Carteira de Trabalho (CTPS), Cartão do Cidadão ou junto ao empregador. Além disso, uma segunda via de sua inscrição pode ser solicitada, a qualquer tempo, nas agências da CAIXA, com a apresentação de documento de identificação do trabalhador, sem pagamento de tarifa.