Categoria metroviária dialoga com a população na Grande BH sobre privatização

Metroviárias e metroviários, convocados e organizados pelo Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro/MG), realizaram contra a privatização do Metrô, na manhã do dia 14 de outubro, um ato na Estação Eldorado, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A categoria realizou panfletagem no local e dialogou com os usuários para informar sobre as consequências danosas da desestatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, no Estado, para a população.

“Estamos fazendo um diálogo com a sociedade sobre os efeitos maléficos da privatização para Belo Horizonte e toda a Região Metropolitana”, disse Pablo Henrique Ramos Azevedo, diretor de Comunicação do Sindimetro/MG.

Após a última assembleia da categoria, realizada na terça-feira (11), na Estação Central, metroviárias e metroviários decidiram pelo estado de greve no dia 26 de outubro. Desde o início do processo de concessão da CBTU à iniciativa privada, a categoria cobra um diálogo com o governo federal para que os cargos não sejam extintos e que os funcionários concursados sejam, ao menos, transferidos para outros órgãos. Cerca de 1,6 mil empregos estão em jogo, segundo o Sindimetro/MG.

Para o sindicato, a desestatização da empresa terá consequências negativas para funcionários e passageiros, já que a categoria prevê o aumento das passagens de forma quase imediata à privatização. O leilão está marcado para o dia 22 de dezembro, na Bolsa de Valores de São Paulo.

Fonte: CUT Minas, por Rogério Hilário