Canais digitais da Cemig são alvos de ataques de hackers



Canais digitais da Cemig são alvos de ataques de hackers

Os serviços online da Cemig foram alvos de hackers, ficando três dias fora do ar. O ataque começou no dia 25, Natal.

Vários trabalhadores procuraram o Sindieletro, por meio de nossos canais de comunicação, e criticaram a empresa por não ter tomado os devidos cuidados para evitar a situação. Um eletricitário disse que acompanhou a revolta de consumidores, que não conseguiram utilizar o sistema virtual da Cemig durante o feriado de Natal. "Isso acaba com a imagem da empresa e faz o que esse governo tanto deseja, despertar a revolta do povo contra a Cemig", disse.

Outro trabalhador apontou que a TI da Cemig está atuando em sobrecarga, com falta de pessoal. E acrescentou que o sucateamento da Cemig, sobretudo de setores estratégicos, é visível e absurdo.  Uma mensagem de outro companheiro critica: "Todas gerências estão cortando e negligenciado a segurança. Devemos observar esse fato como um acidente e apurar as causas e os responsáveis". O trabalhador disse também que a situação demonstrou descaso do governo do Estado, podendo ser até sabotagem. "Depois, o governo vem defender a privatização, dizendo que a Cemig é ineficiente. Estão manipulando, estão promovendo o descaso para que o povo fique contra a empresa", acrescentou. E houve quem questionasse: "E as metas da nossa PLR, como ficam? É uma gestão para o desmonte que a gente não tem controle".

Confira abaixo a matéria publicada no jornal Hoje em Dia:

Canais digitais da Cemig voltam a funcionar após ataque cibernético

Após três dias fora do ar, o portal e os canais digitais da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) voltaram a operar na segunda-feira (28). A empresa sofreu um ataque cibernético na sexta-feira (25), comprometendo serviços oferecidos pela internet.

Com o restabelecimento dos serviços, solicitação de segunda via de contas ou a manifestação de problemas na rede já podem ser feitos também em meio virtual.

Segundo a companhia, apesar de o sistema ter ficado off-line nos últimos dias, a operação do sistema elétrico e a gestão da força de trabalho em campo operaram normalmente, garantindo a prestação de serviços.

Ataque

Conforme a Cemig, o núcleo de operação de segurança identificou "um comportamento anômalo na rede interna, com características de um ataque malicioso em ransomware" (que seria um tipo de software que infecta determinado computador e exibe mensagens, exigindo pagamento para fazer o sistema voltar ao normal).

A companhia ressaltou, no entanto, que menos de 10% dos servidores tiveram o conteúdo criptografado e a "operação do sistema elétrico e as principais bases de dados (clientes, faturamento, atendimento e gestão empresarial) não foram comprometidas".

A empresa foi procurada na segunda-feira para comentar o caso, mas ainda não respondeu à reportagem. No domingo, a Cemig declarou que não recebeu contato de supostos autores do ataque, nem houve vazamento de dados dos clientes. Afirmou ainda que as autoridades já foram notificadas e atuam no caso.

 

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