A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (FETEC-CUT-PR) lançou nesta semana uma campanha para sensibilizar a população sobre os efeitos práticos da privatização. A maneira encontrada para isso foi simular a privatização de uma praça de skate. Uma placa informava que o espaço havia sido vendido para o setor privado e que agora seria necessário pagar para usar o espaço. As reações foram gravadas e compiladas em um vídeo bem-humorado e que circula nas mídias sociais.
“Do dia para a noite, algo que era benéfico e gratuito para todo mundo passa a ter uma etiqueta de preço para benefício de poucos. É um exemplo simples, com o qual queremos chamar a atenção sobre quem ganha e quem perde com isso, criando um paralelo com todas as privatizações que aconteceram e estão acontecendo”, aponta o presidente da Fetec-CUT-PR, Deonísio Schmidt.
Para Schmidt, a campanha tem um objetivo claro. “"Resgatar e fortalecer o papel das empresas públicas e dos direitos públicos. Dialogar com o conjunto da sociedade sobre a importância estratégica das estatais para o crescimento e desenvolvimento econômico e a justiça social", explicou. "Lembrar as formas e os efeitos nefastos das privatizações que ocorreram nos últimos 30 anos, entre elas, o Banestado, que transformou política de estado em lucro para os acionistas do Itaú, o mesmo que irá acontecer com a Copel se for vendida, aumento dos preços da energia e precarização dos serviços. Lucro para banqueiros e fundos, à custa do povo do Paraná", completou o presidente da FETEC-CUT-PR.
O material, que faz parte da Campanha Nacional contra a Privatização, foi gravado durante uma manhã de domingo na capital paranaense. Para o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, que também é trabalhador bancário, a ideia é certeira e casa com o atual momento no Paraná. “Em nosso Estado o governador Ratinho Júnior já privatizou subsdiárias da Copel e está em processo de vender a própria estatal de energia, exemplo para todo o setor. Uma empresa lucrativa com um importante papel social. É preciso conscientizar as pessoas dos reflexos diretos em suas vidas de ativos públicos privatizados”, destaca.
Reflexos
O primeiro resultado da campanha não demorou para aparecer. Com pouco tempo nas mídias sociais, o vídeo viralizou e muitas pessoas questionaram o perfil institucional da Prefeitura de Curitiba. Como resposta, a administração municipal anunciou melhorias na pista de skate onde as gravações foram realizadas.
Confira o vídeo da campanha, CLIQUE AQUI
Fonte: CUT