Boletim do Dieese: Mulheres no mercado de trabalho: desafios e desigualdades constantes. Acesse



Boletim do Dieese: Mulheres no mercado de trabalho: desafios e desigualdades constantes. Acesse

O Dieese elaborou o Boletim Especial 8 de Março de 2024 – Dia Internacional da Mulher - Mulheres no mercado de trabalho: desafios e desigualdades constantes. A publicação é um estudo sobre problemas da inserção da mulher no mercado de trabalho que são bastante conhecidos: taxas de desemprego mais altas, menores salários, dificuldades de crescimento profissional e maior informalidade.

O Boletim traz em sua introdução uma análise resumida do cenário sobre o mercado de trabalho nos tempos atuais no Brasil: Em 2023, a lei da igualdade salarial buscou criar parâmetros para enfrentar a falta de isonomia de salário entre homens e mulheres. O ambiente democrático, pós-eleição de 2022, propiciou condições para o avanço da negociação coletiva, não apenas elevando os salários, mas também possibilitando a discussão das cláusulas de igualdade de gênero.

O crescimento da economia também foi positivo para o emprego, de maneira geral. Os dados indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu entre 2,5% e 3,0% em 2023, percentual maior do que o esperado. No mercado de trabalho, os dados refletem a melhora. O desemprego caiu de 7,9%, no 4º trimestre de 2022, para 7,4%, no mesmo período de 2023, o que representou a saída de 490 mil pessoas do contingente de desempregados, segundo dados da PnadC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O número de ocupados aumentou em 1,615 milhão e o rendimento médio foi ampliado em 3,23% no mesmo período. Todos os resultados são favoráveis na comparação com o cenário dos anos anteriores.

O Dieese destaca que o objetivo do Boletim é acompanhar a inserção das mulheres no mercado de trabalho entre o 4º trimestre de 2022 e o mesmo trimestre de 2023, por meio dos dados da PnadC, com destaque para a diversidade no segmento informal, que, no 4º trimestre de 2023, equivalia a 39,1% da população ocupada e abrangia os trabalhadores domésticos, por conta própria e assalariados sem carteira e trabalhadores familiares.

ACESSE O BOLETIM

Amanhã se comemora o Dia Internacional da Mulher. Vale a pena conferir o Boletim e refletir sobre os dados e análises da situação de inserção das mulheres no mercado de trabalho, para acessar CLIQUE AQUI.

Veja também, abaixo, os gráficos do Dieese da realidade das mulheres no mercado de trabalho, no Brasil em geral e em suas regiões.

 

mulheres-insercao-no-ercado-de-trabalho.primeiro-grafico.jpeg

mulheres-no-mercado-de-trabalho.segundo.jpeg

 

item-0
item-1
item-2
item-3