Convênio renova garantia de publicidade por mais 30 meses. Objetivo é ressarcir 55% do valor da fatura de energia paga pelas emissoras
A dois meses do encerramento da gestão tucana na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a empresa renovou por 30 meses um convênio com a Associação Mineira de Rádios e Tvs (Amirt) que beneficia 380 emissoras no Estado. O convênio, que foi celebrado em 1988, no governo Hélio Garcia, prevê ressarcimento da conta de energia das emissoras. A reposição atual, em forma de publicidade, é de 55% do valor da conta.
Na edição deste mês da revista da Amirt, a entidade comemora a renovação do convênio e orienta as emissoras filiadas sobre como proceder a veiculação e o faturamento da publicidade.
A compra antecipada de publicidade, vinculada à conta de energia, independe da tabela comercial de cada emissora, segundo a assessoria de imprensa da Amirt. O parâmetro utilizado é o valor da conta de energia paga no mês. Para todas, o convênio prevê a veiculação de 300 spots de 30 segundos por mês, que podem versar sobre avisos de desligamento ou mesmo de apoio cultural a qualquer programa da emissora.
Segundo apurou o Minas Livre, uma rádio de grande porte paga em média R$ 40.000,00 por mês de energia elétrica. Para uma TV de grande porte, a média mensal da conta de energia é de R$ 100.000,00. Sobre este valor elas têm, garantido pelo convênio, um ressarcimento de 55% em forma de publicidade.
A publicidade distribuída, por meio do convênio, independe de outras campanhas publicitárias da empresa ou do governo estadual. Segundo levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o governo de Minas gastou entre 2003 e 2011, R$ 1,5 bi em publicidade. Deste total, R$ 596 milhões foram bancados pelos cofres das empresas controladas pelo Estado, dentre elas a Cemig.