Boas notícias no terceiro dia de greve pelo ACT 2023: decisão no TRT sobre acordos coletivos

Nesta quarta-feira (22) entramos no terceiro dia de greve, com mobilizações em todo o Estado. Em Belo Horizonte, a categoria eletricitária Cemig se concentrou na portaria da Sede da Cemig e depois seguiu para a Assembleia Legislativa, onde participou de uma audiência sobre o projeto do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e se juntou à luta dos trabalhadores e trabalhadoras da educação em Minas Gerais, que paralisaram as atividades por 48 horas (ontem e hoje).

O dia começou com uma boa notícia para os eletricitários e eletricitárias, como resultado da nossa greve. Foi o coordenador geral do Sindieletro, Emerson Andrada, que anunciou: em liminar, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT da 3ª Região) proibiu a gestão da Cemig de fazer valer acordos coletivos de outros sindicatos na base territorial do Sindieletro.  Em outras palavras, a gestão da empresa está impedida de seguir com essa sua prática antissindical de anos, visando a desmobilização e o esvaziamento da representação do Sindieletro por meio da filiação a outros sindicatos.

O TRT ressaltou que o enquadramento sindical não ocorre com a filiação ao sindicato a critério do trabalhador, mas pela base territorial e atividade econômica da empresa. A Justiça do Trabalho também tomou a decisão de impedir a gestão da Cemig de realizar desconto de salários dos trabalhadores em greve até a decisão final do dissídio coletivo.

Emerson Andrada destacou a valentia e firmeza na luta dos eletricitários e eletricitárias em greve. “Saudamos os valentes companheiros e companheiras que, mesmo com as práticas antissindicais e as pressões da gestão da Cemig, permanecem em greve, reforçam a luta e defendem um ACT digno”, afirmou.

Audiência de conciliação no TRT

Foi marcada para amanhã, quinta-feira (23), uma audiência de conciliação no TRT entre as partes, a partir das 14h. O Sindieletro estará lá, defendendo o diálogo e o nosso ACT. Mais tarde, realizaremos uma Eletrolive para dialogar com a categoria sobre as últimas decisões e os impactos no contexto atual da luta pelo ACT 2023. Aguarde os informes!