Na quinta-feira (1º) o Sindieletro recepcionou os novos concursados da Cemig. Em Sete Lagoas, nos encontramos num momento de acolhida, escuta e diálogo. Os diretores presentes detalharam as regionais, expuseram a estrutura do sindicato e debateram a organização política. Discorremos sobre a história do Sindieletro desde as lutas de 1951 até as atuais. Pontuamos as conquistas no ACT e os novos desafios colocados: as investidas para a privatização da Cemig por parte da gestão de Romeu Zema e a tentativa de retirada de direitos — a luta pela Cemig Saúde e pela PLR seguem como discussão central.
O momento foi de troca de ideias e celebração pela chegada dos concursados. O concurso público na Cemig é uma pauta permanente do Sindieletro, e nos traz grande satisfação receber novos commpanheiros — e antigos também, que já estiveram conosco na luta em outras posições — para integrar o time de profissionais que atendem o povo mineiro. Grande parte dos novos eletricitários da Cemig estudou conosco no Intensivão promovido pelo Sindieletro.
A motivação que vimos em todos os novos integrantes da categoria é uma força motora para as lutas que vêm aí em 2023 e nos próximos anos. Bem-vindos, companheiros! Cemig: esse "trem" é nosso!