BdF MG lança curso sobre bases teóricas e planejamento da Comunicação Sindical

O Brasil de Fato MG tem se proposto a ser não só um sistema de comunicação, mas um instrumento de disputa ideológica do povo de Minas Gerais. Entendemos que carregar uma visão popular do Brasil e do mundo é mais que nosso lema, mas o dever que nos move e nos mantém firmes na construção do jornal impresso, na atuação em todas as redes sociais, na nossa página na internet, na rádio e nos podcasts.

Para além do sistema de comunicação, o Brasil de Fato MG desde o seu surgimento tem iniciativas de debates, oficinas e cursos. Nos últimos anos temos proposto uma nova qualidade de cursos, vinculando a linha editorial do Brasil de Fato com um caráter profissionalizante destas iniciativas. As avaliações têm sido extremamente positivas, sejam de nossa equipe ou sejam dos mais de 300 cursistas que atingimos.

Nesta empreitada o curso Ideias de Categoria é uma dessas iniciativas. Com o objetivo de aperfeiçoar a comunicação das entidades sindicais, este curso é pensado para envolver jornalistas, trabalhadores das comunicações dos sindicatos e também dirigentes e militantes sindicais.

Até o momento tivemos duas edições do curso Ideias de Categoria. Em 2019 tivemos nossa primeira edição, presencial, em que nos debruçamos durante dois dias, por cerca de 16 horas, sobre diversos temas da comunicação sindical. Recuperamos debates sobre as classes sociais, sindicalismo e hegemonia, para pensar nossa atuação na conjuntura e terminamos nosso curso com oficinas com temas que envolviam as redes sociais, a produção de texto e afins. No ano passado, em função da pandemia, tivemos nossa segunda edição do Ideias de Categoria completamente no formato virtual. Entendemos que o ativismo digital tem tomado centralidade cada vez maior na batalha das ideias, na disputa política em nosso país, por isso a segunda edição do nosso curso teve este enquadramento, com debates sobre as mudanças nas relações de trabalho e seus impactos na comunicação e na atuação política. Também tivemos uma rica troca de experiências nas redes, onde vimos o que tem dado certo na comunicação sindical pela internet.

Em junho faremos nossa terceira edição do Ideias de Categoria. Mais uma vez no formato virtual, esta edição do curso terá quatro módulos de 90 minutos distribuídos por duas semanas. Acreditamos que assim conseguimos estar mais perto dos cursistas e permitir uma participação mais proveitosa de todas e todos no curso. Nesta edição o nosso foco é construir subsídios para qualificar o planejamento da comunicação sindical. Por que e como devemos construir uma contra-hegemonia dos trabalhadores? Essa é a pergunta que norteia nossa terceira edição do Ideias de Categoria. Esperamos que vocês se animem a vir conosco nesta nova empreitada.

DATAS: 07, 09, 14 e 16 de junho, 17h às 18h30

VALOR: R$ 150 (com desconto para pacotes a partir de 5 inscrições)

07/06 – Hegemonia e contra-hegemonia dos trabalhadores
09/06 – Desafios da economia no mundo do trabalho