Banco de oportunidades: veja o resultado da negociação

A terceira rodada de negociações sobre a implantação do Banco de Oportunidades foi realizada na última quarta-feira (08). Foi preciso muito argumento e insistência por parte dos diretores do Sindieletro para que os representantes da Cemig concordassem em colocar no texto que as entrevistas entre o candidato à vaga e o gerente não fossem consideradas critério de eliminação ou de classificação.

No entendimento do Sindicato, o responsável pelo provimento de trabalhadores na empresa é exclusividade do RH e não do gerente, a quem cabe apenas o papel de gerenciar o setor.

O Banco de Oportunidades é uma ferramenta que pode resolver os problemas da mobilidade interna, mas, a postura dos gerentes tem representado entrave para o processo. O Sindieletro defende critérios objetivos e transparentes, evitando, por exemplo, a subjetividade das entrevistas.

Todo cuidado é pouco

As negociações com a empresa não estão sendo nada fáceis. Ainda são perceptíveis, na mesa de negociação, as dificuldades quando O assunto são os direitos dos eletricitários. O Sindieletro defende e acredita que o Banco de Oportunidades é uma boa ferramenta, mas deve ser implantada para beneficiar os trabalhadores que se mobilizaram para que o processo de mobilidade interna na Cemig seja transparente e atenda os anseios da categoria.

O Sindicato reivindicou que a Cemig encaminhe o tutorial com as regras propostas para Banco de Oportunidades para fazer possíveis considerações, antes que ele seja apresentado aos trabalhadores.