Balanço dos cinco dias de greve: luta já é vitoriosa!



Balanço dos cinco dias de greve: luta já é vitoriosa!

 No balanço da nossa greve, iniciada na segunda-feira (29/11), o destaque foi e continua sendo o fortalecimento da luta com a mobilização da categoria, ativa e aposentada, em todo o Estado, e o apoio solidário dos movimentos sociais, sindicais e políticos, além da interlocução parlamentar em defesa da nossa pauta. Nesses cinco vitoriosos dias de greve, avançamos na luta e mostramos a força dos eletricitários e do povo. 

Na segunda-feira, houve a ocupação dos movimentos sociais (MST, MTST, Levante Popular da Juventude, Afrontte e Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB) no hall do edifício Sede da Cemig, no bairro Santo Agostinho, em BH. Outros movimentos se incorporaram à ocupação.  

Com a pressão, conseguimos uma reunião com a gestão da empresa. Fomos recebidos pelo diretor de Gestão de Pessoas, Hudson Félix Almeida, e garantimos a segurança dos manifestantes. A família Cemig, formada por um grupo de esposas de eletricitários, também se integrou à nossa luta e vem participando das atividades desde o início. 

Na terça, dia 30 de novembro, realizamos um ato em frente à Sede da Cemig e uma passeata até o Centro de Belo Horizonte. Várias organizações do movimento social e parlamentares participaram, manifestando seu apoio à nossa luta e em defesa da Cemig pública.  

Já na quarta (1º), tivemos reunião com a gestão da Cemig pela manhã e audiência de conciliação no TRT à tarde. Infelizmente, a gestão da empresa continuou com sua intransigência e negou negociar de fato a nossa pauta. 

Na quinta (2), nossa greve foi marcada pela mobilização dos técnicos, que fortaleceram a luta pelo ACT, e por novo ato na Sede e passeata até a Assembleia Legislativa. O ato contou com a participação do coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos. Para o Sindieletro, a presença de Guilherme Boulos no nosso ato, com declaração de apoio à nossa greve e à luta contra a privatização, foi outro ponto importante para o fortalecimento das mobilizações.  

Nesse mesmo dia, a interlocução parlamentar já apresentou resultados positivos, com a formação de uma comissão de deputados para buscar a negociação junto aos gestores da empresa e do governo estadual.  

 

Próximos passos 

Uma reunião entre a comissão e o presidente da Cemig foi marcada para esta segunda-feira, dia 6. Ainda na quinta, o deputado Betão (PT) recebeu a nossa pauta das mãos do coordenador-geral do Sindieletro, Emerson Andrada, assumindo o compromisso de debater nossas reivindicações na ALMG. 

A mobilização da categoria ativa e aposentada em todo o Estado é o melhor destaque da nossa greve. Os trabalhadores estão participando dos atos, das passeatas e de outras atividades conduzidas pelo Sindieletro nas ruas e nas portarias da empresa. Permaneceremos nas portarias, com o debate sobre os próximos passos e repassando informes da luta.  

O departamento Jurídico está trabalhando para ajuizar o dissídio coletivo junto ao Tribunal Regional do Trabalho hoje ou, no máximo, na próxima segunda-feira (6), cobrando da Justiça todos os nossos direitos. Durante a segunda-feira e a próxima semana, além de estarmos nas portarias na Grande BH e interior, também seguiremos em interlocução com os parlamentares.  

Cemig: esse “trem” é nosso!  

 

item-0
item-1
item-2
item-3