Audiência de conciliação no TRT marca próximos passos da campanha

A primeira audiência de conciliação do dissídio de greve da categoria eletricitária iniciou às 15h36 e terminou às 19h02. O desembargador Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto abriu a audiência manifestando que, na conciliação pré-processual, os representantes da gestão da Cemig não concordaram em continuar a negociação e se não houvesse nenhuma possibilidade entre as partes, encaminharia o dissídio para julgamento.

As partes manifestaram interesse na conciliação mesmo com grandes divergências de posição em relação aos temas debatidos: cláusula sobre a Forluz, seguro de vida para os aposentados, liberação de dirigentes sindicais e transporte fretado.

Os representantes do Sindicato fizeram a defesa dos pontos, partindo do princípio de que a pauta da categoria foi desprezada e que a gestão da empresa deveria recuar e flexibilizar a contra pauta diante das argumentações apresentadas pelo Sindieletro.

O Sindicato solicitou reunião à parte com o desembargador, que negou, afirmando que não haveria espaço para avanço em razão da postura da empresa e que preferia debater com todos os presentes, entendendo que não mudaria nada na reunião em separado. Buscamos estabelecer um diálogo junto aos representantes da empresa em relação ao impasse. Depois de um longo debate, os gestores da Cemig saíram da reunião para conversar com a diretoria da empresa.

No final da audiência, o desembargador apresentou uma proposta conciliatória como resultado do debate na audiência e concedeu prazo para resposta dos trabalhadores. Diante da proposta oficial, ficou acertada a suspensão da greve a partir de 16/12/2021 até nova deliberação da categoria profissional.

O coordenador-geral do Sindieletro, Emerson Andrada, manifestou de forma veemente sua insatisfação com a resposta dos representantes da gestão da empresa sobre os pontos abordados, sobretudo no item Forluz, tema que poderia ser respondido com melhor resultado se não fosse a intransigência da gestão da empresa.

Hoje à noite, a diretoria do Sindieletro se reunirá para avaliar a audiência e propor os próximos passos da campanha. O Sindieletro vai submeter a proposta do Tribunal à apreciação da categoria. Decidiremos conjuntamente o caminho a seguir.

Cemig: esse “trem” é nosso!