Atrizes e figurinistas protestam contra assédio na Globo

Na manhã desta terça-feira, figurinistas, diretoras, atrizes e outras funcionárias da TV Globo se reuniram na emissora no antigo Projac, em Jacarepaguá, num ato de apoio à figurinista Su Tonani, que acusa o ator José Mayer de assédio sexual.

A manifestação começou às 10h, simultaneamente ao uso das hashtags “mexeu com uma, mexeu com todas” e “Chega de assédio” em redes sociais. Sem mencionar o nome de José Mayer, várias atrizes, entre elas Sophie Charlotte, Drica Moraes, Alice Wegman e Tainá Müller postaram fotos em suas redes sociais vestindo camisetas com a frase "mexeu com uma, mexeu com todas". Gloria Pires, Grazi Massafera, Bruna Marquezine, Camila Pitanga e Taís Araujo compartilharam a frase.

Em comunicado, a Globo informou que "decidiu não escalar José Mayer para a próxima novela das nove de Aguinaldo Silva, prevista para ir ao ar em 2018. Essa é uma atitude isenta e responsável da Globo de não dar visibilidade a uma das partes envolvidas numa questão que é visceralmente contra tudo em que a Globo acredita. E não é uma atitude isolada. A atitude da Globo será sempre essa. A de defender que casos como esse devem ser apurados, ouvindo e oferecendo todo apoio às duas partes, dando possibilidade para que a verdade aflore e criando condições para que não se repitam. Foi isso que fizemos. E é isso que sempre faremos".

O assunto foi discutido na segunda-feira, em uma reunião na casa da atriz Taís Araújo. O encontro contou com a participação de um representante da Globo, que explicou as providências que estão sendo tomadas.

A Atriz Letícia Sabatella, uma das primeiras a divulgar a denúncia da fogurinista. Leia abaixo texto produzido por ela.

Não mais à Cultura do machismo.
Uma cultura que precisa ser transformada urgentemente.
Através de Alertas como este.
Esclarecimento, reavaliação, pedido de desculpas, punições necessárias.
Precisamos de uma mudança de olhar.
Vigiar o ego sobre a sensação de superioridade sobre o outro.
Quando sentimos medo ou desconforto , não produzimos tão bem, não conseguimos criar tão bem, somos podados em nossa expontaneidade e na nossa criatividade.
Basta de opressão. Basta de humilhação.
Somos colegas de trabalho, somos amigos, somos parceiros, muitas vezes irmãos, parentes próximos, vizinhos. Não há nenhum " monstro" e nenhuma " louca". São nossas irmãs, são nossos irmãos.
Precisamos nos aprimorar como sociedade e a diferença de gêneros seja a única diferença. Temos desejos, temos necessidades e capacidade comuns e incomuns independente de gênero. Respeitemo-nos.
No mais Amor, Justiça e Paz!

Fonte: Jornal Extra e Face Book de Letícia Sabatella