‘ATITUDES QUE PARAM A CEMIG’

O ano é de 2013, a festa é outra, mas a falta de respeito e de compromisso com os eletricitários continua a mesma.

A direção da Cemig está convidando os trabalhadores para a Festa do Empregado, com o tema “Atitudes que movem o mundo”, a se realizar no próximo dia 3 de agosto. Mas, comemorar o quê?

A exclusão começa no convite divulgado para categoria. A direção da empresa, que convida os trabalhadores de subsidiárias, estagiários e contratados esquece dos próprios eletricitários da Cemig Serviços.

Promover uma festa com tema “atitudes que movem o mundo” e deixar de fora os trabalhadores da Cemig S é mais que exclusão, é uma atitude de desrespeito com a nossa categoria.

Não para por aí. A mesma direção que convida para a “festa das atitudes” é a que deixa os trabalhadores há mais de oito meses sem Acordo Coletivo de Trabalho, recusando- se a negociar com a categoria.

A “atitude” da Cemig foi ir ao tribunal para defender a proposta que rebaixa salário e direitos. Além disso tudo, os trabalhadores da Cemig S têm sido sumariamente perseguidos pela direção da empresa, que quer acabar com a “gata” e colocar todos no olho da rua.

As mortes e mutilações por acidentes de trabalho não param, sobretudo nas empreiteiras; as contratadas da Cemig apresentam, sucessivamente, problemas; e a qualidade do serviço prestado à população só cai, enquanto a empresa distribui bilhões em dividendos aos acionistas.

Diante disso tudo, a direção da empresa precisa refletir. Valorizar a nossa categoria não é fazer festa ‘pomposa’, com convidados ilustres.

Valorização é reconhecer os trabalhadores com negociação justa do Acordo Coletivo Trabalho, política de Saúde e Segurança séria, garantia de direitos e o fim das mortes e mutilações de trabalhadores.

Esses sim, são os motivos para irmos à luta. No dia que conseguirmos a vitória, aí vamos comemorar com festa.

UMA EMPRESA QUE NÃO COMBATE A TERCEIRIZAÇÃO, QUE PROVOCA TANTAS MORTES E MUTILAÇÕES, NÃO TEM “ATITUDES QUE MOVEM O MUNDO