Atenção, SPIC: a negociação do ACT só termina quando o trabalhador decide!



Atenção, SPIC: a negociação do ACT só termina quando o trabalhador decide!

Em tom ameaçador e impositivo, evocando uma autoridade que não possui, a SPIC São Simão divulgou comunicado sobre a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho. Citando a assembleia que estava marcada para esta segunda-feira (14), o RH da empresa – sob orientação de um escritório de advocacia – afirmou que a proposta apresentada era final, dando a entender que os trabalhadores não tem alternativa a não ser aceitá-la.

É importante entender que não cabe à empresa ditar a decisão da categoria. A liberdade sindical pressupõe a autonomia no trato com os trabalhadores, numa lógica que perpassa o diálogo e a deliberação em assembleias. Cabe apenas aos trabalhadores tomar uma decisão após análise própria. Não é a empresa quem estipula qual proposta vai abranger os anseios e necessidades da categoria. A negociação só se encerra a partir da decisão dos trabalhadores!

Infelizmente, a situação é característica do processo negocial que estamos vivendo: os representantes da empresa são de um escritório de advocacia. Não temos contato direto com os gestores da SPIC, portanto não há a troca genuína que compõe o debate entre o sindicato e a empresa, mas uma relação burocrática que não leva em conta as especificidades das relações de trabalho.

Levando em conta a postura da SPIC com o último comunicado, o Sindieletro optou por suspender a assembleia desta semana. No momento adequado, informaremos nova data. Lembramos que no nosso ACT já existe a garantia dos direitos conquistados e da data base.

Não vamos sucumbir aos desmandos da gestão da empresa que, ao perceber a insatisfação dos trabalhadores, tenta impor suas próprias regras à revelia da representação sindical e ignorando a soberania das assembleias.

 

-------------------------------------------------------

Acompanhe o Sindieletro nas redes sociais:

Facebook | Instagram

 

ATENÇÃO: entre nos nossos GRUPOS EXCLUSIVOS no WhatsApp e Telegram para receber notícias do Sindieletro!
(Os grupos são fechados e apenas a Comunicação oficial do Sindieletro envia as mensagens)

Grupo para ativos do Sindieletro no WhatsApp | Grupo para ativos do Sindieletro no Telegram

Grupo para aposentados do Sindieletro no WhatsApp | Grupo para aposentados do Sindieletro no Telegram

Converse com o Sindieletro no WhatsApp

-------------------------------------------------------

item-0
item-1
item-2
item-3