Até deputado de partido da base de Zema é contra a privatização da Cemig

Recentemente, em entrevista ao programa Café com Política, do jornal O Tempo, o deputado estadual, Raul Belém (PSC), posicionou-se contra a privatização da Cemig. A surpresa é que ele faz parte de um dos partidos que apoiam o governo de Romeu Zema (Novo). Isso mostra que a importância da Cemig é tão fundamental para o desenvolvimento de Minas que a posição contrária à sua venda ultrapassa as barreiras partidárias.

Raul Belém disse que tem estudado bastante a questão da privatização e destaca que é óbvio que a Cemig cumpre seu papel para o desenvolvimento de Minas. A empresa, afirmou, tem lucro todos os anos e faz investimentos importantes. O deputado lembrou que foi um dos parlamentares que visitaram Goiás para buscar informações sobre as conseqüências da privatização da Celg (hoje, Enel).

“Em Goiás, a situação foi diferente da de Minas, a empresa estava quebrada, não chega nem aos pés da Cemig. A compradora, a Enel,  certamente vai se interessar  pela Cemig”, observou. Porém, o deputado lembrou que a Enel deixou Goiás numa situação difícil, com muitos apagões, sobretudo na zona rural.

“A população de Goiás está indignada, a zona rural do Estado fica muito tempo sem energia. A empresa não investiu no Estado”, criticou. Após a visita a Goiás, membros da CPI que investigou a privatização no Estado goiano compareceram à Assembleia Legislativa de Minas. Os relatos na ALMG daqueles que investigaram a privatização da Celg convenceram ainda mais o deputado Raul Belém, e outros.

O deputado ainda disse que a Cemig, por ter lucros sucessivos, todos os anos, tem capacidade de investimentos e de buscar recursos no mercado. “A Cemig está sob comando do Estado, basta o Estado decidir por uma gestão de investimentos. Não está quebrada e é uma das maiores empresas do mundo do setor elétrico”, concluiu.