Assessoria econômica do Sindieletro avalia lista dos indicadores corporativos da PLR 2023

Na reunião da última quinta-feira (08/02), a gestão da empresa apresentou os resultados preliminares dos indicadores corporativos da PLR 2023. Segundo informações repassadas, com alguns dados apurados até o terceiro trimestre de 2023, a pontuação das metas corporativas está em 109%. Estes indicadores têm peso de 25% do total da PLR.

Em relação aos indicadores específicos de cada gerência, que tem peso de 75%, a assessoria econômica do Sindieletro apresentou uma série de problemas constatados na lista de indicadores enviada para o Sindicato em março de 2023, conforme está previsto no acordo. A gestão da empresa enviou uma lista contendo 132 indicadores, em ordem alfabética, sem identificar a quais gerências eles pertenciam e com informações insuficientes.

Ao analisar a lista recebida, a assessoria constatou a falta da indicação de referência mínima em 89 indicadores (67% do total). A definição deste valor é de fundamental importância, uma vez que dele depende a pontuação do indicador. Se as metas mínimas forem mal definidas, corre-se o risco de zerar o indicador e até de perder a PLR.

Além disso, em 49 indicadores (37% do total), além da falta da referência mínima, existiam dúvidas sobre a possibilidade de se alcançar o bônus de 10% das metas, necessário para se poder chegar ao teto de 2,2 remunerações. Em muitos deles, a meta referente aos 100 pontos foi estabelecida 100%, para indicadores que têm esse percentual como limite máximo. Em outras palavras, segundo o documento fornecido pela empresa, existia um grande número de indicadores cuja meta não poderia ultrapassar os 100%. Em resposta a este questionamento, a gestão da empresa tentou corrigir o problema afirmando que, nestes casos, irá pagar o bônus com o alcance de 100% da meta, garantindo os 110% do valor do indicador.

Outras inconsistências foram apresentadas e nenhum dos indicadores estava em conformidade com o estabelecido no ACE-PLR 2023. Lembrando que esta lista de indicadores específicos, que integra o acordo de PLR, é imposta pelas gerências, sem nenhuma negociação com o Sindicato, como denunciamos desde o início das negociações desse acordo.

Diante dos pedidos de esclarecimentos em relação aos problemas apontados, a gestão da empresa se comprometeu a trazer as respostas na próxima reunião com os sindicatos.

Pagamento da PLR 2022

Lembrando: No último dia 8, o TRT condenou a gestão da Cemig a pagar a PLR 2022 para todos os trabalhadores e trabalhadoras que tiveram esse direito negado. Grande vitória da categoria! Destacamos que o Sindieletro aguarda a publicação do acórdão referente à execução dessa decisão para prestar informações mais completas à categoria eletricitária Cemig.