Assembleias rejeitam proposta de PLR, mas constroem uma contraproposta para negociar

Assembleias rejeitam proposta de PLR da Cemig, mas constroem democraticamente uma contraproposta para negociar

As assembleias realizadas em todo o estado no período de 27 de fevereiro a 04 de março rejeitaram a proposta da gestão da Cemig de PLR 2024, aprovando, ao mesmo tempo, uma contraproposta de Participação nos Lucros e Resultados para ser negociada com o Sindieletro. A rejeição da proposta da Cemig foi de 94% e a aprovação da contraproposta de PLR, construída pelos trabalhadores e trabalhadoras, foi de 96,7% dos participantes das assembleias.

Assim que terminou a última assembleia, às 11:45 desta segunda-feira, o Sindieletro compilou os resultados e, às 13:40, encaminhou e-mail à gestão da Cemig com o ofício comunicando os resultados da votação.

Queremos negociar! Construímos uma contraproposta mais realista e justa.

Conheça a nossa contraproposta:

A presente proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) visa estabelecer um mecanismo justo e equitativo de distribuição de Lucros entre os Trabalhadores e Trabalhadoras da Cemig, levando em consideração diversos indicadores de desempenho e atendendo os interesses da categoria eletricitária:

Montante: A categoria propõe que o montante destinado à PLR no ano de 2024, a ser distribuído em 2025, será equivalente a 2,5 folhas de pagamento da empresa, referindo-se este multiplicador ao valor bruto da referida folha, tendo como base a folha de pagamento de dezembro de 2024.

Forma de Distribuição: A distribuição dos valores da PLR será realizada de forma mista, combinando duas modalidades: 50% linear e 50% proporcional aos salários.

● 50% Proporcional aos Salários: Os restantes 50% serão distribuídos de forma proporcional aos salários de cada trabalhador e trabalhadora;

● 50% Linear: Será distribuído de forma igualitária entre todos os trabalhadores e trabalhadoras, independentemente do cargo ou salário, promovendo um senso de igualdade e reconhecimento coletivo.

Indicadores: Para determinar a distribuição da PLR, serão considerados os seguintes indicadores de desempenho:
Opex D e T: Mede a realização das despesas operacionais dos negócios de Distribuição e de Transmissão em relação à cobertura regulatória definida pela ANEEL.

Percentual de serviços no prazo: O indicador é apurado com base nos prazos dos serviços estabelecidos no Anexo IV da REN 1.000/2021.

Índice de Perdas Totais de Distribuição: Expressa as Perdas Totais da Distribuição, por meio da relação entre o somatório dos Últimos 12 meses da Energia Faturada e da Energia Injetada na Distribuição.

DEC da Concessão: Avaliação do Índice de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) da concessão, buscando garantir a qualidade e continuidade no fornecimento de energia elétrica.

Pagamento para Sindicatos Signatários:

Em relação ao pagamento da PLR referente aos anos de 2022/2023 para os sindicatos que assinam a ação judicial 0013129-63.2023.5.03.0000, propomos o seguinte:

● Os valores correspondentes à PLR serão pagos aos trabalhadores e trabalhadoras representados pelos sindicatos signatários da ação judicial citada, garantindo o cumprimento da sentença proferida pelo TRT/MG e promovendo a harmonia nas relações trabalhistas.

Base Territorial dos Sindicatos: O pagamento da presente PLR respeitará os princípios de unicidade sindical previstos no art 8º da Constituição Federal, e será aplicável a todos os trabalhadores e trabalhadoras até o nível hierárquico de superintendência, garantindo justiça e equidade.

Considerações finais: Esta proposta de PLR busca promover um ambiente de trabalho justo, transparente e colaborativo, incentivando o comprometimento dos trabalhadores e trabalhadoras e a busca coletiva em atender os objetivos operacionais da Cemig. Esperamos que esta iniciativa contribua para fortalecer o vínculo entre os trabalhadores e trabalhadoras, além de fomentar o desenvolvimento sustentável e a valorização da força de trabalho.