Assembleia de Minas aprova requerimento para cobrar da Cemig o pagamento da PLR

A deputada estadual e presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais,  Beatriz Cerqueira (PT) enviou, no dia 28 de maio, ao presidente da Comissão de Administração Pública, deputado, João Magalhães (MDB) o requerimento número 6.887/2020, para que seja encaminhado ao presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho.

No Requerimento, Beatriz Cerqueira pede providências à Cemig para que seja mantido o pagamento integral dos salários e o cumprimento dos termos de acordo decorrente de negociação coletiva, além da verba de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) a todos trabalhadores e trabalhadoras.

Pede a manutenção dos atuais contratos de trabalho sem quaisquer demissões e garantindo o direito dos eletricitários ao isolamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde e demais autoridades sanitárias.

A manutenção dos empregos dos trabalhadores terceirizados que atuam na conservação e limpeza, manutenção predial, segurança patrimonial, eletricistas e demais atividades contratadas pela Cemig.

E a suspensão das atividades de corte de energia dos consumidores, enquanto estiver vigente o Decreto Estadual nº 47.891 de 20 de março de 2020, que reconhece o Estado de Calamidade pública decorrente da pandemia causada pelo agente Coronavírus (COVID-19).

O requerimento foi uma solicitação do Sindieletro durante a live realizada no dia 28 de maio, que discutiu a situação da Cemig, dos eletricitários e das contas de luz. Participaram do debate, além da deputada Beatriz Cerqueira, o coordenador geral do Sindieletro, Jefferson Silva e o presidente da CUT Minas e diretor do sindicato, Jairo Nogueira Filho.