App faz você pagar a dívida histórica junto com a do bar



App faz você pagar a dívida histórica junto com a do bar

Do Catraca Livre

Se você é daqueles que gosta das contas divididas de forma justa, mas justa mesmo, trate de baixar o EquiTable, app que leva em conta as diferenças salariais por gêneros e etnias. O aplicativo para iPhone foi o vencedor do Comedy Hack Day 2016 e criado pela comediante norte-americana Luna Malbroux.

No app, você seleciona a raça e gênero dos integrantes da sua mesa e ele faz uma divisão proporcional à média salarial com dados dos EUA, baseado em informações do Bureau of Labor Statistics, assim como um calculo pela dívida história de diferenças salariais e anos de escravidão de pessoas negras.

Caso você seja de uma maioria representativa e não concorde com a divisão, você pode contestar a decisão com uma série de "desculpinhas", do tipo "raça e gênero são construtos sociais. Mas no final você vai ter que pagar a conta de qualquer forma.

Para mesas ao estilo "Oscar 2016" só com pessoas brancas, o EquiTable aplica uma taxa extra para você doar para instituições que ajudam a diversidade. Após pagar, ele ainda permite a você compartilhar o feito nas redes sociais, com uma dose de ironia.

"Por anos, mulheres e pessoas negras trabalhavam todos os dias apenas para depois terem que receber salários desiguais por trabalhos iguais," disse Malbroux. Ela afirma ainda que criou o aplicativo para tornar mais tangível os dados de diferenças salariais ao colocá-los em uma situação concreta. Veja abaixo um vídeo com o app em ação e saiba mais sobre ele aqui.

item-0
item-1
item-2
item-3