Recebemos do gerente de Relações Trabalhistas e Internas (GP/RT), João Paulo Vaz da Fonseca, ofício (número 00655/2021) comunicando a prorrogação da data-base até 19 de novembro. Essa decisão só foi possível com a cobrança dos sindicatos em mesa de negociação. Ainda assim, avaliamos que o tempo de prorrogação é muito curto, devido às sinalizações do superintendente Brunno Viana e João Paulo Vaz em mesa de negociação.
Se a contraproposta da gestão da empresa expressar o que os “capitães do mato”, inimigos da categoria, têm manifestado em mesa de negociação, nos próximos dias teremos, talvez, a maior batalha em negociações do nosso ACT.
A negociação do ACT, feita na gestão do governo Zema na Cemig, em 2019, deixou claro que tentaram forjar um diálogo nas reuniões que aconteceram naquele ano, sem objetividade e com uma tentativa de imposição das vontades dos gestores e do governador nunca vista antes.
Em 2021, a situação em mesa de negociação se agravou, uma vez que a gestão da empresa não coloca em debate nem as questões econômicas e financeiras anteriormente apresentadas e discutidas entre os negociadores. Por parte dos “capitães do mato”, que representam a gestão da Cemig na mesa de negociação, os discursos são vazios e evasivos e não apontam transparência, muito menos uma negociação de fato. Somente sinalizam que vão atacar os direitos dos aposentados na Cemig Saúde e Forluz e o custo de pessoal, que representa menos de 7% da receita da empresa.
Projeto de privatização continua
Não temos dúvidas que o projeto do governador Romeu Zema de tentativa de privatização da Cemig continua e gerentes e superintendentes estão representando esse projeto em mesa de negociação. Eles tentam reduzir custos para divulgar um Acordo Coletivo de Trabalho mais barato para o mercado.
Romeu Zema disse, em vídeo nas redes sociais, que o trabalhador da Cemig não se preocupa com a população mineira. Um absurdo! Nós reafirmamos que, enquanto o governador Romeu Zema e sua turma dentro da Cemig utilizam o caixa da empresa para favorecer os aliados do partido Novo, os trabalhadores e trabalhadoras continuam salvando o negócio Cemig e garantindo a disponibilidade de energia elétrica para o povo mineiro.
Confira o ofício de prorrogação da data-base, clique aqui.
#ForaZema
#ForaPassanezi