Após apagão, MME pede a suspensão do PDV da Eletrobras

O Ministério de Minas e Energia enviou ofício à Eletrobras pedindo a suspensão do Plano de Demissão Voluntária da empresa até que o governo possa avaliar o plano de ação da companhia em relação à força de trabalho.

“Sendo a União a maior acionista da empresa e o MME responsável por zelar pelo equilíbrio entre a oferta e demanda de energia elétrica no país é legítimo, racional e importante que esta Pasta tenha acesso à tais informações para que possa avaliar como a Eletrobras, maior empresa do segmento em operação no Brasil, está se preparando para preservar a manutenção e operação de seus ativos, pois eles são primordiais para a confiabilidade do suprimento de energia elétrica”, disse o órgão no ofício.

A preocupação do MME é o possível impacto da redução do quadro de trabalhadores no plano de investimentos futuros para o segmento de geração e transmissão da empresa, especialmente após o apagão ocorrido no mês de agosto que deixou 26 unidades da federação sem luz.

O governo não descarta a possibilidade de que a falta de mão de obra possa ter causado ou potencializado o incidente no sistema elétrico brasileiro. É a teoria defendida pelo sindicatos dos trabalhadores do setor. Segundo o Coletivo Nacional dos Eletricitários, os processos de demissões têm sobrecarregado os trabalhadores com possíveis consequências para a confiabilidade do sistema.

O ONS relatou nesta semana que o apagão registrado foi causado por uma falha de resposta em um equipamento, um regulador de tensão, em uma usina no Ceará.

Fonte: FNU