Após acordo, peritos do INSS encerram greve e retornam ao trabalho



Após acordo, peritos do INSS encerram greve e retornam ao trabalho

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciaram, na sexta-feira (20/5), o fim da greve que durou 52 dias. Em reunião com o titular do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), José Carlos Oliveira, representantes da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) afirmam que as reinvindicações da categoria foram atendidas.

Dessa forma, os atendimentos para o público retornam de forma integral nesta segunda-feira (23/5). A paralisação fez com que a fila de espera para perícias médicas passasse de um milhão.

Caso o governo federal conceda aos servidores públicos um reajuste linear, os servidores do INSS o receberão da mesma forma. Agora, se o benefício for concedido a categorias específicas, o MTP se comprometeu a conceder 19,99% de reajuste para os peritos médicos.

Entre as exigências da categoria, estão a limitação de 12 atendimentos por dia e o preenchimento da agenda de forma contínua e de maneira igualitária entre os turnos.

 “No atual contexto, foi uma vitória muito grande. Voltamos a ser respeitados e não só isso. O ministério voltou a estar alinhado com a associação depois de um inverno de quase dois anos”, disse Francisco Eduardo Cardoso Alves, vice-presidente da ANMP, em live transmitida pelo YouTube.

Fonte: Metrópolis, por Mariah Aquino

item-0
item-1
item-2
item-3