Apoio do Sindieletro: Chapa 1 é o melhor para o nosso futuro

Em breve teremos eleições para a renovação de parte dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Cemig Saúde, respectivamente. Serão eleitos dois novos conselheiros deliberativos e seus suplentes e sucessores, e um novo conselheiro Fiscal, também com suplente e sucessor.

O Sindieletro apoia a CHAPA 1, por ser a melhor que representa os associados e a que tem condições de desenvolver um trabalho de maior qualidade e sintonia com os interesses dos trabalhadores da ativa e aposentados da Cemig e demais patrocinadoras.

Participamos da formação da CHAPA 1 e selecionamos pessoas com um histórico de lutas em defesa dos eletricitários e comprovadamente competentes para ocuparem os cargos pleiteados. Buscamos uma ampla e diversificada representatividade, com profissionais ativos e aposentados de vários segmentos da categoria: área administrativa, eletricistas, engenheiro, advogado, entre outros.

O papel dos conselheiros é fundamental para a Cemig Saúde. No caso do Conselho Deliberativo, todas as grandes decisões sobre o nosso Plano de Saúde são tomadas pelos representantes dos trabalhadores e das patrocinadoras. Decisões que ocorrem, por exemplo, em alterações nos planos de benefícios, tabelas de custeio, aprovação do orçamento anual e prestação de contas (após parecer do Conselho Fiscal) , planejamento estratégico, investimentos, política de rede conveniada etc.

Ao Conselho Fiscal, competem examinar e emitir pareceres sobre as contas, balanços e demonstrações financeiras. Cabem ainda a ele fiscalizar os atos da Diretoria e Conselheiros e verificar o cumprimento de seus deveres.

Nos últimos anos, verificamos um grande esforço dos Conselheiros para melhorar o atendimento e reduzir os custos administrativos da Cemig Saúde. Além disso, houve várias ameaças ao nosso Plano que foram afastadas depois de muita luta dos participantes. A categoria foi chamada a participar, com o entendimento de que, só com mobilização, poderíamos barrá-las. O papel da nossa bancada no Conselho foi fundamental para afastarmos as ameaças. Confira quadro abaixo.

Votar na competência e comprometimento

Pedimos o seu voto e seu apoio para a CHAPA 1. Converse com seus colegas para acreditar e defender a CHAPA 1 na disputa pelos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Forluz.

Estamos vivendo um momento difícil e as ameaças aos nossos direitos são constantes. Para o bom combate aos prejuízos que podem nos ser impostos, é essencial que nos mantenhamos informados, unidos e mobilizados. Certamente, vamos precisar de muito mais luta e muito mais participação. Para isso, nada melhor que eleger representantes da categoria apoiados pelo Sindicato, pois é ele que tem os melhores mecanismos de informação e mobilização.

Sindieletro e CHAPA 1 são a garantia de um trabalho melhor, com mais competência e compromisso com os nossos interesses.

Conquistas dos eletricitários na Cemig Saúde que foram fruto da luta do Sindieletro e dos conselheiros apoiados pela entidade:

1 - Impedir a aprovação de proposta das patrocinadoras, feita em 2012, de criar dois planos de saúde, um para o pessoal da ativa e outro para os aposentados; a empresa não aceitava a tabela única para os participantes e impunha um grande aumento de risco para os aposentados, que poderiam depois vir a ter um plano pior;

2 – Impedir que fosse criado um plano de saúde inferior ao nosso para os trabalhadores da extinta Cemig Serviços, o que penalizaria esses companheiros e, mais tarde, poderia gerar proposta de estender esse modelo aos demais eletricitários;

3 – Impedir o cancelamento dos convênios de reciprocidade (para atendimento em outros Estados) e, pelo contrário, agir com firmeza para tornar o Prosaúde um plano de abrangência nacional, através do convênio com a Cassi (Plano de Saúde do Banco do Brasil);

4 – Garantir que 100% dos recursos provenientes do acordo Forluz/Banco Real (hoje Santander) fossem repassados ao Fundo Complementar de Assistência à Saúde (FCAS), no valor de R$ 6 milhões; esse Fundo, que há muitos anos não recebia esses recursos, garante o apoio para os associados e dependentes que precisem realizar gastos não cobertos pelo Prosaúde, após avaliação sócio-econômica;

5 – Impedir que, além do reajuste de 15,4% aplicado nas contribuições do Prosaúde a partir de janeiro/16 (para garantir o equilíbrio financeiro do plano), a Cemig impusesse mais aumentos com a aplicação de 1,2% concedido ao pessoal da ativa em fevereiro e o de 1% a ser aplicado a partir de julho de 2016; a tentativa da empresa foi de somar esses índices aos 15,4%. Os mais prejudicados seriam os aposentados, que não receberam esses reajustes.