Aos 55 anos

Se você completou 55 anos, está fora dos planos da empresa. Esse é o recado que a direção da Cemig está dando para a categoria por meio do que chamam de “Relação dos aposentáveis por ano possível”.

Em janeiro foi criado o link na intranet da Cemig Distribuição com o campo ‘aposentável’ onde qualquer pessoa da empresa podia ver a relação completa de trabalhadores e a contagem do tempo trabalhado, incluindo o período de atividade fora da Cemig e a data de provável aposentaria. O CD/CG – setor que funciona dentro da Distribuição e atua como uma espécie de RH - realiza transferências, marca férias e acompanha licenças médicas - é apontado como responsável pela divulgação da lista. Em janeiro o link foi muito comentado e, após polêmicas e reclamações, foi retirado da intranet no início de fevereiro.

Muitos trabalhadores estão revoltados com a exposição e com a sensação de que, para a Cemig, trabalhador agora é descartável. “Depois desse absurdo, tem que chover ações de danos morais contra a empresa”, diz um eletricitário. Outro trabalhador diz que daqui a pouco a direção da Cemig vai fazer festa para os demitidos com show da Paula Fernandes para comemorar o momento de despedida “assim como fizeram há alguns anos para alegrar a festa de fim de ano de gerentes e superintendentes”.

Para o Sindieletro é inaceitável que a empresa exponha mais uma vez os trabalhadores que dedicaram décadas de serviço à Cemig só para cumprir parte de uma política de RH equivocada e alcançar metas de repasse de dividendos para os acionistas.