Ano Novo, tempo de reafirmar nossa esperança e convicção na luta!

Feliz Ano Novo!

Esperamos que todos tenham tido um bom período de festas, de boas energias, como forma de recarregarmos as baterias para 2024.

O ano que se encerrou foi um ano de muitas e importantes lutas. Pela segurança no trabalho, por uma PLR justa, contra o assédio moral dentro da empresa e, principalmente, pela preservação dos nossos direitos. Plano de saúde, Forluz e Acordo Coletivo de Trabalho foram pautas prioritárias nesta jornada.

O ano de 2023 também marcou para todo o país a virada democrática depois de um período intenso de autoritarismo e de ataque às instituições. Em Minas esse autoritarismo ainda permanece forte, e a classe trabalhadora tem se organizado para enfrentá-lo com vigor. Nossa categoria juntou forças com outras categorias para lutar contra o Regime de Recuperação Fiscal e pela preservação das empresas públicas do Estado de Minas Gerais, por um Estado mais justo para cada cidadão e cada cidadã. Em Brasília, ajudamos a construir a defesa para uma nova legislação que garanta aos eletricitários e eletricitárias o direito à aposentadoria especial.

É… 2024 começou. Para a categoria eletricitária, iniciamos o ano novo no embalo de 2023: a luta pela renovação do ACT permanece, e com ela a disposição da categoria de não entregar nossos direitos, mesmo diante da chantagem da gestão Zema.

O revanchismo, o autoritarismo e a insensibilidade da gestão Zema serão enfrentados com coragem, determinação e mobilização. Juntos, enfrentaremos também o uso ilegal de outras entidades sindicais para sabotar a defesa de nossos direitos. Com este espírito, saudamos o ano que se inicia. Por um 2024 recheado de VIDA, DIGNIDADE E TRABALHO!

Por Emerson Andrada, coordenador geral do Sindieletro-MG