O ano novo sempre se inicia com novas metas, novos sonhos e objetivos. Mas algumas não devem ser novas, mas sim renovadas constantemente. Uma delas: o cuidado com a saúde mental. O Janeiro Branco nos chama atenção para a temática, iniciar o ano lembrando de buscar paz, consciência e tranqüilidade é uma excelente forma de começar!
Os transtornos mentais têm ocupado lugares alarmantes nos principais indicadores de doenças no Brasil e também no mundo, eles compõem uma das principais causas de afastamento do trabalho. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a depressão pode chegar, neste ano, ao patamar de doença mais incapacitante do mundo.
No trabalho as cobranças excessivas, o sentimento de desgaste e inutilidade, a falta de reconhecimento, o acúmulo de funções, a sobrecarga, as metas inatingíveis, a falta de recursos para executar as atividades podem ocasionar adoecimentos mentais. Os trabalhadores e trabalhadoras são cada vez mais pressionados e tornam-se incapazes de escapar do sofrimento gerado no e pelo trabalho.
Para evitar quadros como esse é preciso reconhecer o papel fundamental do trabalho na sociedade e como ele pode impactar a subjetividade de cada trabalhador e trabalhadora.
É preciso entender, ainda, que trabalhadores ou trabalhadoras doentes reduzem suas potencialidades, o que agrava ainda mais seu quadro, criando um ciclo vicioso e atormentador.
Os trabalhadores e trabalhadoras precisam de protagonismo, reconhecimento e autonomia. Dessa forma o trabalho passa a ser fonte essencial de manutenção de uma boa saúde mental e desenvolvimento pessoal!
Cuide de você, dos seus colegas, das suas colegas e de seu ambiente trabalho. Além disso, exija cuidados da sua empresa. Caso perceba qualquer sinal de “algo não vai bem” procure ajuda e acolha quem precisa!
Um 2020 cheio de saúde a todos e todas!