A Cemig Distribuição terá que pagar multa de R$ 25,78 milhões por irregularidades na prestação e operação de serviços. A penalidade aplicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi divulgada no início de setembro, no portal Canal Energia, site especializado em notícias do setor elétrico, e refere-se às irregularidades constatadas durante a inspeção realizada para verificar a qualidade técnica no fornecimento de energia, planejamento, engenharia e manutenção de redes, linhas e subestações, em agosto de 2012.
Entre as causas das penalidades mantidas está a não apresentação de informações completas para a fiscalização, não regularização das redes que apresentavam tensão precária e crítica, A falta de compensação por violação do prazo de regularização dos indicadores de tensão, a precariedade na conservação de equipamentos na subestação Uberaba 2 e a má conservação em alimentadores.
Nos últimos anos sempre sobrou para a população pagar a conta salgada da administração que presenteia acionista com o repasse total do lucro e deixa de investir o necessário na conservação da rede e dos equipamentos.
Veja íntegra da decisão do diretor-relator da Aneel a respeito
do recurso da Cemig, contra multa, no link:
http://www.aneel.gov.br/cedoc/adsp20143264_1.pdf