Empresas são as principais distribuidoras de energia do Rio de Janeiro
As duas principais distribuidoras de energia do Rio de Janeiro, Light e Ampla, foram, juntas, alvo de mais de 48 mil ações judiciais de fevereiro de 2013 a janeiro deste ano. Segundo ranking do Juizado Especial Cível do Tribunal de Justiça do estado, a Light aparece em quinto lugar, com 24,5 mil ações, e a Ampla, em sétimo, com 23,8 mil processos.
Interrupções no fornecimento de energia e danos a equipamentos eletrônicos são alguns dos motivos que levam milhares de consumidores a acionar as duas concessionárias na Justiça. O próprio serviço de atendimento ao consumidor do estado, o Procon-RJ, entrou com ação civil pública contra as duas empresas no último dia 3. A ação, impetrada na última segunda-feira (3), na 1ª Vara Empresarial fluminense, alega que as interrupções de energia são constantes no estado e que isso é um descumprimento do contrato de concessão a que as duas empresas estão submetidas.
“Ao longo dos últimos anos, percebemos que o fornecimento de energia no estado do Rio vem sofrendo com inúmeros problemas e quem vem arcando com os prejuízos são sempre os consumidores. Temos percebido que os principais prejuízos são com eletrodomésticos queimados. A interrupção da energia, o vai e vem [da luz], acaba queimando o eletrodoméstico do consumidor”, disse Rafael Couto, assessor jurídico do Procon-RJ.
Couto ressaltou que esse não é o único problema. Há reclamações de consumidores, por outros motivos, como cobrança indevida. Segundo o Procon, os problemas no fornecimento de energia podem, inclusive, colocar em risco a vida dos cidadãos, na medida em que hospitais podem ser afetados por blecautes.
Em nota, a Light diz que está à disposição para receber e analisar todas as demandas de clientes que se sintam lesados. “O pedido por perdas e danos de aparelhos elétricos e eletrônicos causados por anormalidades elétricas poderá ser efetuado no prazo de até 90 dias, contados a partir da data da ocorrência. O processo de ressarcimento é isonômico atende e cumpre a legislação vigente do setor elétrico”, informa a nota.
Já a Ampla informa que investiu R$ 2 bilhões nos últimos cinco anos, na modernização e substituição da rede elétrica e também de seus canais de atendimento ao cliente. A distribuidora acrescentou que responde a todas os contatos efetuados pelo Procon e promove reuniões periódicas com os órgãos de defesa do consumidor.
A empresa também informa que clientes podem fazer pedidos de ressarcimento para qualquer equipamento ligado à rede elétrica, através de suas centrais de relacionamento no prazo de até 90 dias do problema.