Nesta quinta-feira, 17, às 13h, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa presta homenagem a três importantes cientistas negras.
Na solenidade, realizada por requerimento da deputada estadual Beatriz Cerqueira, serão entregues votos de congratulação para Zélia Profeta da Luz, da coordenação do Inteligência Coletiva Minas Gerais e diretora do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas). Também serão homenageadas Rosy Mary dos Santos Isaias, professora titular do Departamento de Botânica da UFMG e pesquisadora do CNPq, e Luciana Maria Silva, chefe do serviço de biologia celular da Funed, Cofundadora da Liga de Ciência Preta Brasileira e da startup OncoTag, que atua na área de oncologia.
Na mesma solenidade, será homenageado o doutor em Ciência e Tecnologia das Radiações, pesquisador de saúde e tecnologia da Fundação Ezequiel Dias, Rodrigo Leite, por sua atuação como vice-presidente da Funed.
Para a deputada, a homenagem é uma forma de reconhecer e valorizar a atuação de pesquisadores que constroem a ciência e prestam relevante serviço. A homenagem às cientistas negras será, explica, também momento de resistência à invisibilidade que tentam impor às mulheres negras e de reconhecimento da trajetória de mulheres que contribuíram para o fortalecimento da ciência.