Nesta terça-feira, dia 11, a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa realizará Audiência Pública para debater a situação dos trabalhadores da Petrobras e as consequências da privatização da empresa.
A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), que é autora do requerimento para a audiência, ressalta que a Petrobras é responsável por grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) do país e, sozinha, responde por 14% da mão de obra no nosso país, seja ela direta ou indireta.
“O Estado tem uma tarefa de soberania, de proteção, de monopólio daquilo que é estratégico. Os Estados Unidos promovem guerras pelo mundo para que eles possam ter o controle do petróleo e aqui o atual governo faz um processo de privatização vergonhoso, vendendo algo que é estratégico para o nosso país,” ressalta Beatriz Cerqueira.
A greve dos petroleiros começou no dia 31 de janeiro e tem mais de 90% de adesão dos setores operacionais da Termelétrica de Ibirité (UTE-Ibirité) e da Refinaria Gabriel Passos (Regap).
Os trabalhadores destacam os impactos do fechamento de unidades da Petrobras e da atual política de preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha, e da venda de metade das refinarias da Petrobras. Entre as unidades à venda, está a Regap, em Betim, que é a maior recolhedora de ICMS de Minas Gerais, que emprega 800 funcionários próprios e 1.200 terceirizados.
Fonte: por Rosana Zica