Alerta! "Doença" séria ameaça a população brasileira, especialmente as mulheres!

Alerta!

Num momento de alerta sobre doenças no país, como o coronavírus, a dengue e o sarampo (esta última já havia sido erradicada, entre outras tantas), é preciso dizer de uma doença grave que assola a população brasileira, especialmente as mulheres. Mas é mesmo uma doença?

Você já imaginou qual seria a reação de populações e governos caso existisse uma doença contagiosa que infectasse cinco pessoas a cada dois minutos? E, ainda, matasse uma pessoa a cada uma hora e meia[1]? Os números parecem alarmantes, não é? De fato, são!

Não estamos falando de nenhuma doença, mas das taxas de violência contra a mulher no Brasil. Essa violência compõe um cotidiano perverso sustentado por relações sociais profundamente machistas. Há várias formas de manifestação: feminicídios, estupros, violência psicológica, física e simbólica, importunação sexual, entre outros constrangimentos. No nosso país, as taxas de feminicídio ocupam a quinta posição no ranking mundial [2].

O patriarcado e o machismo nos circulam e guiam nossas relações sociais. São a base das violências de gênero. Eles impõem uma visão de inferioridade e submissão das mulheres. Como toda doença que ameaça a vida de populações, eles precisam ser combatidos e erradicados para possibilitar a construção de relações sociais justas e livres de preconceitos e violências.

Por Julie Amaral, psicóloga do Sindieletro/MG

[1] Fonte: https://artigo19.org/wp-content/blogs.dir/24/files/2018/03/Dados-Sobre-Feminic%C3%ADdio-no-Brasil-.pdf
[2] Fonte: https://nacoesunidas.org/onu-feminicidio-brasil-quinto-maior-mundo-diretrizes-nacionais-buscam-solucao/