Os beneficiários do INSS estão sendo vítimas de mais um golpe. Muitos aposentados estão recebendo mensagens falsas, via WhatsApp, sobre a necessidade de depositar uma quantia em dinheiro para liberação de precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs).
O vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Diego Cherulli, alerta para que os beneficiários tomem cuidado e explica como é o procedimento para acessar o valor.
Quando aposentados e pensionistas ganham ações na justiça contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os valores devidos são recebidos de duas formas. Se o valor for menor que 60 salários mínimos (R$ 72.720), é expedida uma Requisição de Pequeno Valor (RPV). Caso o valor seja superior, o pagamento é por meio de precatórios.
O valor é depositado na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, em uma conta que a Justiça abre em nome de quem ganhou o processo. Não é necessário pagar nada, nem contratar um intermediário para isso. Acontece que golpistas estão enganando os beneficiários fingindo ser preciso fazer um depósito para acessar o dinheiro.
Nesse esquema, criminosos se passam por advogados e entram em contato com o aposentado por ligação ou mensagem no WhatsApp. Na abordagem, eles comunicam sobre a possibilidade de liberação antecipada do valor a receber da justiça, mas para que isso aconteça, eles falam que é necessário efetuar um depósito bancário.
Os golpes dos precatórios e RPVs acontecem por causa da grande fila de pagamento que existe hoje. Sendo assim, aposentados e pensionistas que estão frustrados por não receberem o dinheiro ficam mais predispostos a acreditar nos criminosos.
Esse pagamento pode levar muito tempo, mas não há nada que possa ser feito para agilizar o processo. Qualquer mensagem, telefone ou carta recebida falando o contrário é falsa e a situação deve ser levada à polícia para as devidas providências.
A justiça ainda não tem previsão para o pagamento de precatórios acima de R$ 72.720 em 2022. Já os aposentados e pensionistas do INSS que ganharam na Justiça o direito de receber precatórios têm até o dia 02 de abril para ingressar na lista de recebimento de 2023. Confira aqui a matéria completa aqui.
Fonte: Seu Crédito Digital, por João Caldas