ACT: metalúrgicos de BH e Região avançam e mantêm direitos

Em assembleia realizada na noite de terça-feira (17), metalúrgicas e metalúrgicos de BH/Contagem e região aprovaram a proposta de acordo construída na última reunião de negociação com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), encerrando assim a campanha salarial 2017.

A proposta garante a reposição integral da inflação, com um índice de 1,63% medido pelo INPC no período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro, divulgado pelo governo no último dia 6 de outubro. Este reajuste será aplicado no salário de outubro.

Também costa na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) deste ano um abono no valor de R$ 460,00 para os trabalhadores das empresas que não possuem programa de PLR, que será pago no salário de Janeiro. Com relação às férias, ficou acertado que o trabalhador deverá ser comunicado com 15 dias de antecedência e poderá ter suas férias antecipadas antes de completar 12 meses de serviço.

Todos trabalhadores terão garantia de emprego e salário por 30 dias, a contar da data de assinatura do acordo.

PRINCIPAIS PONTOS DO ACORDO

REAJUSTE SALARIAL: 1,63% (INPC)

ABONO: R$ 460,00 para empresas que não possuem PLR

HORAS EXTRAS: Pagamento de percentuais que variam de 60% a 150%

FÉRIAS: Direito ao abono de férias e mais 1/3. A comunicação das férias deverá ser feita com 15 dias de antecedência e ela poderá ser antecipada sem que o trabalhador tenha completado 12 meses de serviço.

GESTANTES: Garantia de seis meses após o parto.

GARANTIA DE EMPREGO E SALÁRIO: 30 dias a contar da data da assinatura do acordo.

MANUTENÇÃO DAS DEMAIS CLÁUSULAS DA CCT