ACT e PLR´s 2022 e 2024: confira o resultado da reunião na Superintendência Regional do Trabalho

Ontem, 04 de março, a Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais intermediou uma reunião entre a direção do Sindieletro e representantes da gestão da Cemig, buscando o entendimento para resolver o impasse na renovação do Acordo Coletivo de Trabalho. Buscou-se também solução para a judicialização da PLR 2022 e para o processo de negociação da PLR 2024, cuja proposta da gestão da empresa foi rejeitada em assembleias e os trabalhadores construíram coletivamente uma contraproposta mais justa de Participação nos Lucros e Resultados para ser negociada.

O superintendente Regional do Trabalho, Carlos Calazans, ressaltou a importância da Cemig para a população de Minas, com a geração de dividendos importantes para o estado e, ao mesmo tempo, exaltou a importância do Sindieletro no cenário mineiro e do país. Após ouvir os argumentos da direção sindical e da representação da gestão da Cemig, Carlos Calazans apresentou uma proposta de entendimento que poderá acabar com o imbróglio dos processos que envolvem as PLR´s e o ACT.

Conheça a proposta da Superintendência Regional do Trabalho:

1 - Valorização e Respeito Mútuo: Reconhecimento da importância da Cemig para o estado de Minas Gerais e da contribuição do Sindieletro para seus representados, enfatizando a necessidade de respeito mútuo entre as partes.

2 - Índice de Reajuste: Fixação do reajuste salarial em 4,14% para o período de 2023/2024, aplicável também às demais cláusulas econômicas do Acordo Coletivo, com a renovação integral do ACT 2021-2023 para o período 2023-2025, retroativo à data-base, com compromisso de cumprimento retroativo das demais cláusulas sociais e relações sindicais previstas no Acordo anterior.

3 - PLR 2022 e PLR 2024: Reconhecimento da situação judicializada da PLR de 2022, com o devido acompanhamento legal pelas partes. As partes se manifestam disponíveis a encontrar uma solução negociada, sem prejuízos das discussões atuais, visando a celebração de Acordo para pagamento da PLR 2024.

4 - Plano de Saúde: Posto que todo o arcabouço do atual plano de Saúde encontra-se judicializado no TST, as partes concordam em afastar este tema da atual negociação coletiva, com a continuidade das tratativas de mediação junto ao TST, conforme o rito estabelecido naquele tribunal.

Sindieletro vai debater a proposta com a sua direção e com a categoria

Os representantes do Sindieletro assumiram o compromisso com o Superintendente Regional do Trabalho, Carlos Calazans, de debater a proposta com a direção do Sindicato e com a categoria eletricitária, e dar retorno sobre a propositura. Os representantes da gestão da empresa também ficaram de tratar internamente na empresa.

A mediação do Superintendente Regional do Trabalho é mais uma tentativa de pacificar o impasse entre as partes para fechamento do ACT 2023/2024, ao qual referenciamos valorosa e respeitosa atuação.

Participaram da reunião: o coordenador-geral do Sindieletro, Emerson Andrada, e o secretário-geral do Sindicato, Jefferson Silva; o presidente da CUT Minas, Jairo Nogueira; e os representantes da Cemig, Hudson Félix Almeida, Bruno Viana Santos Sant´Ana, e João Paulo Vaz Fonseca.