ACT 2023: Categoria aprova proposta de acordo parcial apresentada pela Superintendência Regional do Trabalho



ACT 2023: Categoria aprova proposta de acordo parcial apresentada pela Superintendência Regional do Trabalho

A categoria eletricitária Cemig é de luta! Nas assembleias realizadas de 14 a 19 de junho em todo o Estado, a categoria aprovou a proposta de acordo parcial apresentada pelo superintendente Regional do Trabalho Carlos Calazans. 88% dos trabalhadores e trabalhadoras que participaram das assembleias disseram “sim” para a proposta que visa preservar todas as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho e garantir o pagamento dos itens econômicos retroativos a novembro de 2023.

O ticket de novembro que, de forma ilegal, não foi pago, também terá seu valor reajustado e recomposto na recarga do cartão alimentação e/ou refeição. Os outros pontos presentes no dissídio coletivo seguem para o julgamento.

Alguns exemplos dos pontos que serão julgados: a proposta da gestão da Cemig que tenta proibir os novos concursados a aderir ao PSI; nossa reivindicação pelo ticket extra pago aos sindicatos que fecharam o acordo; dias de greve sem desconto e coibição de práticas antissindicais.

A proposta referente à retirada de direitos do plano de saúde também foi apreciada e rejeitada massivamente pela categoria, mesmo com a proposta de pagamento de 100% da PLR 2022. Essa é mais uma demonstração de resistência e luta da categoria contra a retirada de direitos!

 

-------------------------------------------------------

Acompanhe o Sindieletro nas redes sociais:

Facebook | Instagram

 

ATENÇÃO: entre nos nossos GRUPOS EXCLUSIVOS no WhatsApp e Telegram para receber notícias do Sindieletro!
(Os grupos são fechados e apenas a Comunicação oficial do Sindieletro envia as mensagens)

Grupo para ativos do Sindieletro no WhatsApp | Grupo para ativos do Sindieletro no Telegram

Grupo para aposentados do Sindieletro no WhatsApp | Grupo para aposentados do Sindieletro no Telegram

Converse com o Sindieletro no WhatsApp

-------------------------------------------------------

 

A categoria resistiu bravamente aos ataques da gestão Zema na negociação do ACT 2023. Mesmo com as práticas antissindicais e ameaças aos trabalhadores e trabalhadoras, a greve seguiu e conseguimos avançar na luta através do dissídio coletivo de greve.

A coragem e convicção da categoria persistiram após o vencimento da data base do nosso ACT. De forma covarde, a gestão Zema na Cemig aplicou a cláusula da ultratividade da reforma trabalhista e cortou direitos do nosso ACT. Mesmo assim, resistimos! Resistimos com muito sacrifício, principalmente financeiro, para chegar até aqui. Nossa luta segue no dissídio, na defesa dos nossos direitos e da nossa empresa estatal!

Cemig: esse “trem” é nosso!

item-0
item-1
item-2
item-3