ACT 2016/2017 - Veja como foi a terceira rodada de negociações com a Cemig

De 9h às 16h desta terça-feira, 11 de outubro, foi realizada a terceira rodada de negociação do nosso ACT 2016/2017. Veja no vídeo abaixo como foi o encontro.

Resultado da segunda reunião de negociação

Na segunda reunião, estava prevista uma exposição da empresa sobre o marco regulatório do setor elétrico. Entretanto, por acreditar que no momento a questão mais importante em jogo é o processo negocial, o Sindieletro interveio antes da apresentação da Cemig e cobrou que fossem discutidos, antes de qualquer coisa, a Sentença Normativa, o calendário de negociações, a Pauta da categoria e a Primarização.

Deixamos clara a importância da renovação do nosso ACT dentro do processo de negociação. Também reafirmamos que não aceitaremos cortes de direitos ou economia à custa do nosso Acordo.

A Cemig entendeu o recado e se comprometeu que o ponto de partida para a negociação é transformar a Sentença Normativa em Acordo Coletivo de Trabalho, até o dia 31 de outubro. No entanto, reiteramos que a expectativa dos eletricitários(as) não termina aí:

Vamos debater a Pauta elaborada pela categoria e exigir o cumprimento dos acordos assinados.

Marco regulatório

A exposição da Cemig sobre o marco regulatório não fugiu do discurso que a empresa tem feito para os sindicatos nos últimos tempos. A argumentação, por parte da estatal, ficou nos conceitos de “corte de despesas”, “redução de custos” e “aumento produtividade” para adequação às regras da Aneel.

O Sindieletro ouviu os argumentos dos representantes da Companhia, mas reiterou que não concorda com as premissas adotadas. Para o Sindicato, o debate é bem mais amplo e envolve outras variáveis. “Os trabalhadores e trabalhadoras não podem pagar o pato de uma reestruturação na Cemig. Queremos e podemos discutir alternativas para a redução de custos que não envolvam a retirada de direitos dos eletricitários. A Cemig é que precisa topar fazer esse debate”, provocou Jefferson Silva, coordenador Geral do Sindieletro.

Sindicatos afirmam: nenhum direito a menos!

Antes do início da reunião, o Sindieletro se reuniu com os outros sindicatos que negociam com a empresa para discutir estratégias. A partir da principal pauta que nos une, que é a transformação da Sentença Normativa em Acordo Coletivo de Trabalho, afirmamos coletivamente à empresa que não aceitaremos nenhum direito a menos.