ACT 2016/2017: eletricitárias discutem a pauta de gênero

Na Campanha Salarial de 2016, as eletricitárias, mais uma vez, terão suas reivindicações contempladas na pauta para a renovação do ACT. Na reunião do Conselho Deliberativo do Sindieletro, nos dias 7, 8 e 9 passados, as mulheres presentes formaram um grupo para debater o trabalho da eletricitária e propor reivindicações de gênero, aprovadas depois no plenário por todos os participantes da reunião. O machismo nas relações de trabalho dentro da Cemig foi amplamente discutido. Elas destacaram que, “é preciso colocar o nosso olhar feminino para humanizar o ambiente de trabalho na empresa”, considerando que homens e mulheres devem caminhar juntos por um ambiente saudável, digno e de respeito.

Agora, a pré-pauta tirada no Conselho vai ser discutida e votada nas assembléias que começam no próximo dia 15, sexta. As eletricitárias cobram políticas efetivas na relação de gênero dentro da empresa, como ações de combate ao assédio moral e assédio sexual, contra o machismo e de saúde e segurança, entre outras.