Milhares de eletricitários participaram das assembléias realizadas em todo o Estado no período de 15 a 29 de julho para o debate e aprovação da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2016. Cerca de 97% dos trabalhadores aprovaram a pauta. Houve 2,25% de abstenções e 0,26% de rejeição.
Agora, a mobilização vai ser permanente, até fecharmos o nosso ACT. O Sindieletro está cuidando da redação jurídica da pauta e pretende entregá-la à Cemig o mais rápido possível, já cobrando um calendário de negociações.
Durante as assembleias, o grande foco dos debates foi sobre a necessidade de todos os eletricitários unirem forças na defesa do ACT 2016/2017. O Sindicato esclareceu à categoria que a Sentença Normativa do nosso ACT vai acabar em 31 de outubro. Vamos lutar por um novo Acordo sem nenhum direito a menos. Além disso, teremos o grande desafio de exigir que a Cemig cumpra logo todo o ACT 2015/2016. A maioria das cláusulas não está sendo respeitada, como as do PCR, primarização, saúde e segurança, entre outras.
Experiência que se renova na luta
Nosso slogan da Campanha deste ano é: Semeando lutas, colhemos conquistas. No último dia 25, o Sindieletro completou 65 anos. Durante essas seis décadas e meia, nós, os eletricitários, semeamos muitas lutas e conquistamos vários direitos. Agora chegou o momento de considerarmos essa história tão vitoriosa. Vamos para a nossa Campanha de cabeça erguida e com a experiência de quem nunca fugiu à luta e por isso sempre colheu conquistas.