Nesta quarta-feira (11), às 14h30, os deputados debaterão os termos do acordo anunciado entre o governo do Estado e a Vale S.A., referente aos danos causados pelo crime decorrente do rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho. A audiência pública será realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, por requerimento da deputada estadual Beatriz Cerqueira.
Em outubro, a deputada entrou com representação no Ministério Público de Minas Gerais questionando o acordo negociado entre mineradora e o governo e defendeu a participação da sociedade civil - em especial os atingidos pelo crime da Vale- e do Legislativo no debate sobre a reparação. A parlamentar considera essencial a participação das pessoas atingidas em todas as etapas do processo de reparação e nos debates sobre o processo judicial, o emergencial, e todas as ações que afetem os seus direitos e suas vidas.
Entre os convidados está o representante do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o relator da CPI de Brumadinho na Câmara Federal, deputado Rogério Correia, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy; o advogado-geral do Estado, Sérgio de Paula Castro e representante da Vale S.A.