Acompanhe a websérie: ‘Periferia é Periferia’

A Fundação Perseu Abramo (FPA) e a FES Brasil (Friedrich-Ebert-Stiftung) lançam na quarta-feira (29) a websérie Periferia é Periferia. A obra documenta os resultados do projeto Reconexão Periferias em oito episódios semanais, que podem ser vistos no canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube. Ou seja, que os coletivos de periferia são capazes de promover transformações enormes, ainda que com poucos recursos.

Desde seu início em 2017, o Projeto Reconexão Periferias vem sendo construído a muitas mãos. Conta com a colaboração de ativistas, militantes, coletivos, movimentos, artistas e pesquisadores das periferias brasileiras, que desde 2019 têm dialogado com os mais de 800 coletivos, movimentos sociais e organizações das periferias cadastradas. Esse processo é chamado de territorialização.

Segundo a FPA, entre as atividades de territorialização estão cinco encontros regionais, de Norte a Sul, com parte da da sua rede de mapeados, ativistas e militantes periféricos. Em 2020 houve territorialização a partir de uma chamada pública, que contemplou 28 organizações do mapeamento do Reconexão Periferias.

Potência presente na periferia

Foram contempladas organizações de todas as regiões do país e com atuações de temáticas diversas, desde o rap indígena até a produção de sabão, formação de lideranças, produção audiovisual, lives temáticas, oficinas de fotografia, produção de revistas, cartilhas e livros e, até mesmo, ações que visavam conscientizar e ajudar a população em meio ao cenário pandêmico.

Para a FPA, a diversidade e o alcance das atividades realizadas pelas organizações contempladas reafirmam a potência da organização coletiva presente nas periferias, indicando uma profunda capacidade de transformação da realidade local. E também de adaptação às imposições repentinas que uma tragédia social pode trazer – a exemplo do que as entidades que alteraram suas atividades em função da pandemia.

Periferia é Periferia mostra como o projeto Reconexão Periferias, da Fundação Perseu Abramo, em parceria com a FES Brasil, partiu de seu acúmulo de cinco anos de mapeamento e criação de pontes entre coletivos periféricos do Brasil para criar um edital de fomento à atividade desses coletivos.

Assista ao primeiro episódio, CLIQUE AQUI

Fonte: Rede Brasil Atual